31 de jul. de 2022

Uma rasteira da sombra

          A cidade das nuvens é uma cidade conhecida pelos ventos. O vento é algo tão notável pela região que os dias que não ventam é que são estranhos, basta você sair ao ar livre e vai sentir o vento passar em forma de ondas que batem e fazem as roupas balançarem. Além do movimento atmosférico a cidade também se destaca pela estrutura, a arquitetura é promissora e expressa um potencial crescimento urbano, uma cidade pequena que tem cara de cidade grande. Sei que as pessoas da região são bem civilizadas e mantém padrões sociais bem equilibrados. Digamos que a ``mão na consciência!`` pontua bem a descrição dos cidadãos dessa incrível localidade.
          O cenário de skate em Nuvens é muito forte e o nível de skate de lá, à vista nacional, é bastante respeitado. Há muitos skatistas e a cidade é muito visitada, assim lá passaram muitos profissionais o que notavelmente influenciou os locais que, com treino ao longo dos anos, a própria normalidade de nível de skate geral ficou mais elevado do que o comum. Entre esses skaters e essa gerações surgiu um menino notável que tinha o nome de Lorenzo. Ele se destacava em especial porque era muito mais esforçado do que o normal. O significado da palavra ''muito'' em relação a esforçado diz respeito a quantidade de energia que o jovem coloca no esporte ser maior que o normal, muito mais energia do que as roupas suportam, destrói o skate regularmente e enfrenta sol e chuva sem medir dificuldades. Em resumo se ele não se segurar por uma lógica mais forte vai de fato não só consumir os objetos e vai se consumir de tanto andar de skate. Taí porque entre os outros quando fala sobre campeonato seria um problema, competir com ele era assistir a volta de uma marretinha pontuando cada obstáculo da pista em uma sessão escrita em primeiro lugar. Lorenzo era clássico nesse sentido e não era pra menos, a rotina de skate começava de baixo do sol ao meio dia e terminava as onze horas da noite. 
          Acordava de manhã e ia pra escola junto a toda uma turma que espera sábado. Voltava pro almoço que era na loja de eletrônicos dos pais, onde trabalhava. A loja é localizada a algumas quadras da pista de skate de Nuvens, então muitas vezes ele dizia à mãe que teria algum compromisso escolar, pegava o skate e saía, ia direto à pista logo depois do almoço. E andava de baixo do sol o dia todo, tanto é que logo ele que descende da Europa estava sempre carbonizado de sol. Lorenzo começou a andar de skate na infância e andou por toda a adolescência, tanto viveu quanto aproveitou o Board. Aos 18 anos não tinha nada além de um patrocínio de loja, algo comum quando o skater é uma vitrine esportiva da região: o que anda mais e se destaca mais acaba por vestir os produtos da loja, e então a própria fama promove a venda de skate. Vamos lá que quando o skater tá andando muito e se destacando muito, ele receber um incentivo permite projetar mais ainda as próprias habilidades, enquanto dá aos incentivadores o prestígio comercial, ao ver o skater você lembra da loja, e assim passa a desejar os shapes legais da April que acabaram de sair, as camisetas da Primitive e os bonés maneiros da Future. Marketing também funciona como exibir estrelas e torna-las acessíveis, a relação funciona como partes de uma mesma engrenagem que precisa de spin.

          No esporte o sonho com o profissionalismo grandioso é algo normal, desde os jogadores de futebol que almejam contratos com times respeitados e salários altos. Profissionais do futebol são exemplos de famosos esportistas que desfrutam de verdadeiras fortunas. E esse sonho existe no atletismo, no vôlei, nas artes marciais, natação, surf, corrida, bike, entre muitos outros esportes, e por sua vez o skate.
          Imagine que irá participar de um campeonato importante da Nike, são 100 skatistas pra 3 lugares, e então rola todo o evento. Nesse dia você acordou e tomou o melhor café da sua vida, o sol parecia brilhar e a luz tocava-o com maciez, você chega no evento e participa do reconhecimento de pista e o dia segue. Perto do final do dia chega o minuto da sua volta e te chamam, e você entra leve em pista e naturalmente as manobras vão saindo e cada manobra voltada parece encaixar na consciência com a certeza do acerto, e a sessão sai perfeita. Assim um dia de sorte soma com um dia importante e te coloca em primeiro lugar. Na hora do pódium o narrador te chama e você sobe no palco como um desconhecido no meio da galera, e ali muita gente importante passa a te conhecer. Então logo em seguida ao pódium um Team Manager da Nike chega em você e pega seu telefone, afim de te colocar de Flow na maior marca de tênis de esporte do mundo. Os anos que seguem vem com muito mais tênis do que você é capaz de gastar e então você se sente vivendo um sonho. Taí a perfeita solução sobre qualquer problema da vida e que é combustível esportivo.
          Esse sonho vira realidade a alguns de verdade, é claro que, em contrapartida milhares e milhares de skatistas saem de coração partido. É importante afinal o sonho é a parte do esporte que faz com que o atleta tente alcançar algo muito distante, dando muito mais energia do que daria em simples.
          É preciso que você sonhe, seja como o ``Horizonte!`` mesmo que este seja apenas uma margem. 

          Quando não foge pra andar de skate, Lorenzo trabalhava de dia na loja dos pais e a noite ia para a faculdade de Gastronomia. Muitas das aulas são na cozinha e o curso ensina as diversas culinárias como Fast Food, Finger Food, Slow Food, Japan Food, Italian Food, bem como, Confeitaria com doces e salgados, Padaria e massas no geral. Além das abundantes aulas práticas o curso tem também aulas teóricas que ensinam administração gastronômica, o que seria um modelo da administração de empresas convencional, focada na indústria de alimentos. É preciso entender em primeiro lugar que o setor de alimentos representa um suculento filé financeiro dentro de um ensanduichado PIB total de R$922,6 bilhões (2020. Abia). O estudo administrativo com foco gastronômico explora algo inevitável e talvez alguém diga que essa especificidade não trata o quadro geral e isso é jogar baixo, embora a administração exija prestígio e tenha, portanto o seu jeito de andar. O estudo começa com a empresa física possuindo formalidade em estoque, compras, finanças, vendas e empregabilidade com toda minuciosidade documental admnistrativa. Onde é preciso entender que a cada setor cabe seu modelo de funcionamento e sobretudo lógicas próprias e fundamentais.
          Há nas cozinhas totais e específicas, estudos sobre equipamentos da gastronomia como os fornos, ultra congeladores, amassadeira, cilindro, chapa, moedor de carne, processador de alimentos, seladora a vácuo, instrumentos, talheres e tamanhos, pratos e materiais, copos e formatos, bebidas e ocasiões, etc.  
          Foi uma época tranquila em que cumpria os afazeres, assistia às aulas, fumava um cigarro, estagiava no restaurante, tinha já o próprio carro e andava de skate nas horas vagas. 

          O protagonista da história estava fumando cigarro em uma época que era socialmente mais aceito. Uma carteira de cigarro da Philip Morris custava 4,50R$ e não parecia exorbitante. Voltando mais no tempo temos que os primeiros povos já bolavam tabaco e digamos que o cigarro sempre existiu. No século XX era aceito de modo que abrir uma carteira de cigarro e fumar em avião não era proibido. Então as pessoas fumavam dentro de salas de cinema, em elevadores, em restaurantes e até em hospitais.
          Se por um lado não haviam alertas e desestímulos como a consciência de efeitos adoecedores, por outro lado, a influência e o estímulo ao consumo era muito eficaz: As corridas de fórmula 1 eram patrocinadas pela Philip Morris e a Ferrari era vermelha e possuía o marketing da Marlboro. E essa influência comercial faz com que você veja um cara descer de uma Ferrari da Marlboro e subir no pódium como o campeão. Ver alguém que tem o que se almeja acender um cigarro é algo muito influente. Perceba que as empresas de cigarro eram comercialmente geniais no Marketing. Este ainda é o modelo que se faz comerciais hoje e não existe ideia melhor. A marca proprietária da Marlboro está entre as 100 empresa mais valiosas do mundo. 
          Tanto a permissividade comum quanto a influência comercial eram alavancas que impulsionavam as pessoas a fumar. Sabe-se hoje que é um produto que vicia e causa doenças. Houve, portanto políticas que fixaram leis sobre todos os produtos fumígenos, regras em que os fatores dificultavam demais encontrar o clima e o local apropriado, o que colocava os fumantes ortodoxos impedidos de manter a rotina. Logo todos os comerciais foram proibidos, ficou proibido fumar em lugares fechados, e a compra pode ser feita com a caixinha contendo advertência: este produto causa câncer.
          
O encarecimento do produto fora em virtude de uma política de tributação elevada sobre o cigarro, sustentada pela lógica de que toda a arrecadação de impostos sobre a compra seria revertida em saúde afim de compensar o mal causado pelo fumo. Note que comprar e encontrar lugar entre outros fatores dificultaram o consumo, medidas que estão na década que relaciona a passagem do século XX ao século XXI.




          Tudo ia superficialmente bem, estava tudo certo no trabalho, a faculdade que cursava era entre circunstâncias bastante tranquila, a vida amorosa também estava em paz. Sobre o skate ele vivia uma época onde a experiência é muito presente e uma sessão de skate é intensamente fluída. Quando se está começando a andar de skate todas as sessões pedem que se aprenda algo. Já quando se está há alguns anos sobre o Board a sessão permite que você se divirta bastante dando voltas e voltas com manobras que tem na base. A lembrança que se tem é de que ele ia à pista só pra voar. Passar a funbox de Nollie e dar Back Board descendo o corrimão.
          Embora tudo aquilo parecesse realmente sem graça. Então ele, em um simbólico e decisivo momento, abriu a caixa de cigarros, acendeu um e se colocou a refletir que, sobre toda a graça que há na vida ele se via desprovido dos valores comuns e que o que tinha valor de verdade seria outra coisa que ele precisava encontrar. As pessoas almejam objetos que não dizem nada, então carro A tem mais moral do que carro B e eventualmente sua vida vai melhorar se tiver o carro D, enquanto ele pensava ''eu posso ir de skate'', parece que tem coisa errada com esses valores. As pessoas almejam roupas elegantes em restaurantes de alta classe, ''e o que importa? Se eu sou suficientemente feliz com X Burguer e os amigos''. A vida vai exigir que você siga os trajetos que todos seguiram até agora, bem como, um trabalho que exija camiseta social e uma casa afim de intermediar seu tempo com as obrigações, ''Se obrigações são opções, eu posso escolher algo que me faça mais feliz do que esse fim de carreira''. Foi então que intimamente se deu conta de que não queria seguir o caminho social que lhe era imposto, e que se ele em si, estava seguindo esse caminho sem se dar conta então precisava sair, abandonar cada uma das obrigações subjetivas da vida: largar o trabalho, largar a namorada, largar os estudos, largar o quarto da família. Pensava que ''Ir ante a estrada da vida, onde há coisas muito mais valiosas do que ouro.’’ Para ele a vida poderia oferecer o que não tem como encontrar por aqui. Assim ele planejou uma viagem, e essa ida não teria uma volta. 
          Ele seguiria em uma jornada sem final a procura de ''Plenitude!'' De valor muito mais importante do que ouro.






          É compreensível que tais ideias passem na cabeça de um jovem. Deve ser terrível os seus pensamentos não lhe permitirem o materialismo. Sobre esses valores que você deseja procurar, onde exatamente eles estão? Quanto exatamente eles valem? Podemos estar falando de valores simples demais como apreciar o por do sol com prazer. Ou podemos falar de valores mais profundos: um livro é uma obra onde toda a informação nele contida exige muito esforço cerebral, nesse sentido quanto mais se lê mais o cérebro trabalha e assim esse exercício deixa a eletricidade do cérebro fluindo tão bem que a inteligência do humano se mostra com muito potencial. O ilustre pensamento da imagem Cartesiana apresenta um dualismo existencial onde o corpo seria a parte material e a mente a parte imaterial. Portanto espiritual e os valores como a inteligência, o conhecimento, o amor, não são compostos atômicos e não são encontrados como os objetos, porque notas e ouro são materiais e quando você os repudiar vai procurar algo que possui valor espiritual e não vai encontrar. Estará na busca pelo que não vai poder ver, não vai poder tocar, não vai poder alcançar aquilo e vai se colocar em uma procura eterna.
          A informação é profunda, e preciso que você entenda que alcançar esse fundo exige muito esforço da mente. Sem duvidar da sua capacidade de compreensão lá vai:
          
Ao olhar para um quadro de Leonardo da Vinci as informações e as energias que o quadro contém exigem que se observe por algum tempo.



Leonardo da Vinci pintou este tema para Luís XII entre 1506 e 1513. Salvator Mundi segurando Globus Cruciger, que seria o salvador Jesus Cristo segurando o globo que representa o mundo. Essa obra desapareceu por algum tempo, embora Marquês Ganay tenha afirmado em 1911 que estava com a original. 

          Preciso que você entenda que se em um quadro está pintado com tinta uma xícara de café fumegante e ao observar a figura a sua mente sente o gosto do café, o artista conseguiu portanto colocar na pintura uma energia. Sobre essa imaterialidade dos fótons e a sua capacidade de percepção do plano, compreenda que se uma pintura tiver para sua mente gosto de café então ela tem valor e poder. Logo o alcance desses valores não são como simples objetos e não se encontram palpáveis, assim a condição de insatisfação com o que há ao redor faz sentido, e aquela fagulha no fundo da consciência que sabe que existe algo mais deseja incendiar sem achar conteúdo. Em outras palavras a inteligência seria o que há de mais valioso na esfera terrestre, e pra retratar esse valor entenda a metáfora de que a ''inteligência vale ouro''. No momento que você questionar tudo que está ao seu redor, afinal tudo brilha algum desejo e toda conquista chega na decepção, vai sair em busca de algo mais valioso e a imagem desse tesouro não se solidificará em nada. E por mais que se esforce não dá pra imaginar um tesouro que vá valer mais do que carros e mansões materiais. Fato é que o ouro está dentro dos livros. E sem saber disso você vai consumir a si mesmo procurando-o pelas ruas, sem saber que as pessoas donas das maiores fortunas escondem seu ouro nos livros. Porque pelas ruas você vai procurar materialmente algo que não vai encontrar, vazios diários ao infinito dos seus dias em uma busca sem fim, e eu sei que toda a profundidade especial do fundo do seu coração vai se negar a entrar em um museu.





          Ele conhecia os vendedores de artesanato e foi até a praça espairecer, cumprimentou os artesões e se sentou entre eles, muitos eram da religião Rastafári. Trocando ideias e palavras pediu pra aprender um pouco e assim o ensinaram um pouco das técnicas de trabalho e também sobre a cultura. A diária dos artesões era de práxis até bem simples, trabalhavam de dia e muita das noites realizavam seus sacramentos e ficavam tomando uma cerveja entre amigos. Faziam uso da maconha o que é para a visão Rastafári precedido em Genesis 1:29:''E disse Deus: Eu dou a vocês todas as plantas que nascem na superfície de toda a terra e dão sementes, e todas as árvores frutíferas que dão sementes.'' Antes de partir em viagem Lorenzo participou algumas vezes da rotina daquela turma afim de se desprender de tudo aquilo que for burocrático, afim de encontrar verdadeiros valores, afinal esses valores existem e precisam ser encontrados. 
          Alguns poucos dias mais tarde pegou estrada com seu gol velho, alguns artesanatos pra vender, uma carteira de Marlboro, uma mochila de roupas, uma garrafa de água de 1,5l, dois pares de tênis, skate, dinheiro e celular rumo ao horizonte sem definição de fim. (O filme Cheech & Chong é o retrato perfeito dessa jornada sem pé e nem cabeça que é tão chamativa em virtude da onda dos prazeres que as fumaças causam, a aleatoriedade dos eventos e o desprendimento dos padrões comuns.) Saindo da cidade das Nuvens conseguiu rodar pelo Brasil parando nas capitais, trabalhando nas praças e conhecendo pessoas e lugares, vivendo experiências que para ele valiam mais do que qualquer outra rotina. Trabalhava de dia, fumava cigarro nas horas vagas, manteve o contato com a família por telefone. Também manteve o skate, embora um rolê agora fosse de pouquíssimo esforço e por cerca de 1h, eventualmente a graça do skate estava desaparecendo, dar um aéreo e um passo não causavam nenhum fervor interno e afinal de contas os novos amigos que encontrava nas jornadas valiam muito do seu tempo.




          Vamos lá que para a vida real a palavra ''custo'' significa: todo dinheiro que tem que ser gasto. A partir do salário mínimo de 1200R$, os mais baixos custos existenciais dão aproximadamente 900R$. É compreensível que ao sair do quarto dos pais o seu rendimento do ponto de partida é bastante próximo do custo das suas necessidades, o que não é tão assustador e é natural, você percebe que nesse cálculo sobra um pouco. 
          Se você não pagou ainda pelo próprio papel higiênico pode parecer estranho, fato é que quando você entra nessa condição de auto suficiência a vida possui uma exatidão onde não tem choro nem pra mais e nem pra menos. Então quando você come um pão passa automaticamente pela cabeça ''1,00R$'' o que é perfeitamente normal, essa responsabilidade sempre existiu e perceber depende de quanto você sente do controle capital da própria vida. No salário mínimo você tem o mínimo suficiente pra lidar com esses custos, embora ser empregado signifique ganhar uma pequena porção dos lucros da empresa, o que te permite também observar o funcionamento geral do tabuleiro, e se reconhecer como uma das peças. ''Entender o funcionamento do quadro geral'' taí a lição a ser aprendida, a missão teórica e prática de uma vida humanóide, a questão é: vai ser garçom pra sempre ou vai aprender a montar restaurante? Assim vão nascendo as novas gerações de empresários, e é só isso.
          Fato é que, em meio ao sistema admnistrativo, o cigarro é para o pensamento financeiro contábil um estorvo. É um produto muito caro e demora muito pra atingir o resultado morte. A nicotina acende áreas do cérebro associadas a recompensa, assim torna-se factualmente um vício. Essas condições pedem que se gaste diariamente com algo que te lesa. Logo o cigarro entre as contas representa um problema. Vamos lá que sustentar esse estilo de vida com artesanato é um sacrifício diário muito intenso e eventualmente leva considerável porção do seu tempo e dinheiro. A partir do gol velho com custos muito altos a coisa toda fica insustentável financeiramente. 
          
Agora vamos acrescentar os problemas a partir da troca da marca do cigarro. Cigarro é cancerígeno e mata. Você vai perceber que as pessoas que fumaram a vida toda chegaram a idades entre 60 e 70 anos passaram pelo câncer e morreram. Percebe como fumar a vida toda chega em um final datado pelo cigarro? A verdade é que a medida que a caixinha vai ficando mais cara, as pessoas optam por marcas baratas e de pior qualidade, esses cigarros parecem canudinhos sem graça e as pessoas assim fumam dobrado, o ritmo adoecedor acelera e fumar cigarro vira um problema sem saída. Em metafórico resumo as contas e o cigarro podem ser uma bola de neve.





          Nas suas muitas viagens ele conheceu muitos lugares e conversou com milhares de pessoas. Era acompanhado pelo desejo sedendo por riquezas invisíveis. Não possuía nenhuma intenção de voltar pra casa, e tal qual um gato velho não voltaria, por nada, por nada. Nessa história os anos foram passando e num conceito habitual o que você faz vai lhe moldando, e muitos anos mais tarde ele estava com longos Dreadlocks onde cada uma das tranças simbolizavam uma parte do seu corpo como o coração ou o espírito e ganhou uma tonalidade marcada pelo sol, além de um jeito de agir característico dos ambientes em que costuma habitar.
          Logo ele que andava de skate em um nível muito mais alto do que o comum, e que mesmo que não tocasse as estrelas da fama, poderia aproveitar as ondas de uma vida normal. O significado do skate se perdeu, a medida que os afazeres exigiam dele uma determinação que dificultava a prática esportiva, ele gradualmente diminuía a importância do skate. Afinal para o skate de respeitável nível hábil é exigido uma dedicação de prioridade, o que é humanamente aprovável considerando que o esporte desenvolve a destreza manual, e essa característica dos animais é refinável no humano que diante da vida expressa-se valiosamente desenvolto. Os livros exercitam a mente, a mente controla o corpo em relação com o espaço material, o exercício do corpo é a saúde em si e o trabalho é o sustento social a partir de uma função social em um sistema abençoado.
          Quando o cara deixa de praticar esportes significa que ele deixou de fazer a manutenção da própria saúde, o que é se colocar a fim de enferrujar. - E se para Lorenzo o skate ficou pra trás e o cigarro se manteve como uma prioridade sem saída, então perceba que concepções íntimas são definidoras dos seus próprios seguimentos, e assim ele escolhe conscientemente subtrair o que faz bem e preservar o que causa autodestruição. Ao notar que ele toma decisões erradas, percebo que quanto mais eu vivo mais a vida demonstra que sou um velho que parece que não sabe das coisas. - E o skate foi deixado pra trás por Lorenzo que segue ainda a procura daquilo. Se o vir hoje não vai conseguir ver o brilho do original e nenhum potencial daquele que era.



Nenhum comentário:

Postar um comentário