31 de jul. de 2022

Shaun White


 

          Shaun White é definitivamente o mais perfeito Rockstar do esporte. Se você não ouviu falar dele, certamente é porque esteve desatento quando ele passou na televisão. Estamos falando de um cara que é profissional no Skateboard e é profissional no Snowboard, além de ser reconhecido no mundo inteiro como lendário. Assistir uma volta de snowboard do Shaun é algo que desmancha nossos conceitos de humanamente possível e reconstrói.
          Uma das características mais presentes nesse atleta é a de ser competidor, participar sempre de campeonato e competições no geral. Só é campeonatero aquele que anda a nível muito alto com a base de voltar a trick na primeira. E esse cara chega no campeonato e faz uma volta com seis pulos acima de cinco metros de altura com manobras que vão do 900 até o 1440. Ele sempre ganha.
          Uma vaga nos Winter X Games exige uma eliminatória, e o Shaun conseguia duas vagas, uma no Slope Style que é um percurso de obstáculos de manobras, e uma no Halfpipe, e pegava duas vagas de 2000 a 2013. A vaga era difícil, eventualmente também ganhou todas as competições finais de 2000 a 2013. São o total de 18 medalhas no X Games. Como se já não bastasse, ele também conquistava vaga no X Games de verão, participava do skateboard halfpipe e levou duas vezes ouro. Nas Olimpíadas de inverno Shaun é a única pessoa que conseguiu 3 medalhas de ouro consecutivas no snowboard halfpipe. A lista de conquistas desse atleta é grande de mais, por isso normalmente se fala sobre as medalhas dos campeonatos mais importantes do mundo.

          A história começa em San Diego, Califórnia, em 1986 onde nascia Shaun Roger White, filho caçula de quatro irmãos. Andou de skate desde a infância e eventualmente seguiu os passos do irmão mais velho que andava de Snowboard. Quando Shaun entrou no Snowboard tinha apenas 7 anos, e era uma criança no meio de uma turma mais velha. Ele via todos os atletas treinando manobras difíceis e ficava tentando alcançar o mesmo nível. A medida que o Shaun aprendia manobras e ia ficando bom, ele alcançava o nível dos amadores par a par, competia internamente e treinava pra andar no nível dos caras, a questão é que ele ainda era criança. Então aos 8 anos conseguiu seu primeiro patrocínio de Snowboard. Ele esbanjava nível e talento, tanto que aos 9 anos quando encontrou Tony Hawk em uma skatepark, ficou dando voltas tentando chamar a atenção. Depois desse episódio, Tony foi quem o orientou a se profissionalizar no Skateboard.








          A sensação que dá ao ver o rolê do Shaun White é a de alguém que vibra persistência e anda com muita frequência. Ele não faz tantas brincadeiras, entra em pista e dá manobra difícil e faz a sessão em nível muito alto. Taí porque a carreira dele não é uma carreira fantasiosa de vídeos, é uma carreira real de manobra no minuto do campeonato. Ele nunca mostrou fraqueza sobre o Board, sempre mostrou nível e muita coragem, vindo de uma trajetória incrível de Board e cheia de méritos.

          Levantar a jornada do Shaun White é muito impressionante:

* Existem muitos documentários com Shaun White, dois deles são: The White Album 2004 e Snowboard 2005.
* Don't Look Down 2009 é um filme da ESPN que acompanha a jornada de Shaun.
* Apareceu em um episódio do Extreme Makeover: Home Edition.
* Apareceu em um episódio da série Henry Danger da Nickelondeon.
* Apareceu em um episódio do The Girls Next Door ensinando Snowboard às coelhinhas.
* Apareceu desenhado em um episódio da série American Dad.
* Atuou como ele mesmo no filme Friends With Benefits.
* Atuou no filme Cloud 9 da Disney Channel.
* Apareceu no videoclipe City of Angels da banda Thirty Seconds to Mars.
* É um personagem de videogame no jogo Cool Boarder 4 de 1999.
* É um personagem de videogame no jogo Pro Snowboarder de Shaun Palmer.
* Como guitarrista da banda Bad Things tocou no festival Lollapalooza em 2013 e 2014.
* White tem um capítulo no livro tools of Titans de Tim Ferriss.
* Em 2019 em sociedade comprou Mammoth Resorts e se tornou coproprietário das áreas de esqui Mammoth Mountai, Snow Summit, June Mountain e Bear Mountain.

Shaun lançou seu próprio game chamado Shaun White Snowboarding





Sobre todas as conquistas, um dos feitos mais incríveis foi participar da Make-A-Wish Foundation. A organização realiza o desejo de uma criança com doença terminal. Onde um jovem que havia feito uma cirurgia no coração desejou conhecer Shaun White, e ao conhece-lo Shaun revelou que havia feito a mesma cirurgia do coração na infância, os dois fizeram uma icônica foto desse momento com ambos puxando a camiseta e revelando a mesma cicatriz no coração. Shaun nasceu com uma Tetralogia de Fallot, um defeito cardíaco congênito e fez duas cirurgias antes do primeiro ano de idade. Ele e o jovem passaram pelo mesmo cirurgião. Do episódio em diante, Shaun concedeu muitos desejos na Make-A-Wish Foundation.

A jornada de Shaun white é lendária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário