31 de jul. de 2022

Scooty Cranmer


 

          No início do século XXI assistir vídeos na internet era um privilégio, era realmente mais difícil carregar ou fazer download. Foi quando surgiu o site chamado YouTube em 2005. E nesse mesmo ano, Scotty Cranmer teve a brilhante ideia de fazer um canal e postar seus vídeos de BMX. Ele estava com 18 anos e era um Bmxer profissional desde os 15. A inspiração interior foi tão completa que ao surgir o site ele investiu em equipamento, comprou um computador de edição e uma câmera de vídeo, passou a produzir vídeos regularmente, indo além da diversão e produzindo uma divulgação muito forte, alcançando mais do que as revistas podiam. Scotty obteve um nível de sucesso que seria almejável hoje, e a inspiração o levou a aumentar a frequência de postagens, e forjou o estilo Day in The Life. Ele estava sendo genial, não estava copiando ninguém, e consequentemente ficou conhecido no mundo todo. Nos Day in The Life ele trouxe a vida de um profissional, um dia ele estava competindo no X Games e no outro pilotava carros esportivos, um dia produzia imagens cinematográficas e no outro brincava de rampar de bicicleta no lago. Se o profissionalismo esportivo é uma árvore frutífera de maçãs redondas, Scotty é o cara que subiu na árvore de mochila com a fama das estrelas no bolso.

          Entre o século XX e XXI aquele que reinava no Bmx era o piloto Dave Mirra. Um clássico Bmxer do tempo em que as pistas são terrenos baldios, onde os jovens vão com pás e baldes de água e ficam montando rampa, em um infinito trabalho de montagem e desmanche. Eles são tão esforçados nesse sentido que se chover, eles vão na chuva pra pista, e aproveitam toda aquela água vinda dos céus pra modelar terra e montar rampa. Até finalmente se divertirem com manobras de bike. E na época a Bike dava manobras conhecidas como Superman ou 360. Eles evoluiram tanto que Bmxers andam no Vertical, Bmxers andam no Street, Bmxers andam no Park.
          Dave Mirra foi para o Bmx o que o Tony Hawk foi para o Skate, incluindo a produção de um prestigioso jogo chamado Dave Mirra Freestyle Bmx. Todos que iniciavam no Bmx tinham que conhecer Mirra e ter um ícone referencial a quem pudessem se inspirar e entender as manobras, aprender a montar bike. Taí um profissional que foi fundamental na história desse esporte.

          Algo muito incrível na história de Cranmer foi ter começado no Bmx inspirado em Mirra, e anos mais tarde ter chegado lado a lado ao seu ídolo em competições. Vamos lá que perder para o próprio ídolo é incrível. Ganhar do próprio ídolo é incrível. Mas simplesmente competir com o próprio ídolo é em si realmente muito incrível. Meus caros, estamos falando sobre conseguir na raça tudo o que você sempre quis. O reconhecimento foi em uma mídia de alcance internacional, e ao recapitular os sonhos realizados temos que conceber que a descrita jornada foi de pioneirismo e brilhantismo.
          Até hoje saem vídeos diários no canal do Scotty Cranmer que é patrocinado pela Vans e Monster Energy Drink. Há mais de 15 anos os primeiros vídeos vinham com muita manobra e muita zoação, um estilo jovial bem American Pie com Jackass e bike. Dá pra encontrar imagens da época e tristemente muitas imagens antigas não dão. Enquanto competidor ele passou por uma série de patrocínios como Vans, Fox, Hyper Bikes, Pro-Tec Helmets, Snafu, Monster e está entre os maiores medalhistas do X Games, tendo inclusive ganhado muitos outros campeonatos importantes como o respeitado Dew Tour.
          Em uma escala de domíno do Bmx, Cranmer seria o teto. A evolução da bike é lenta e difícil porque é perigosa, a bike seria um Board muito grande e pesado, e ela funciona com muita força e velocidade exigindo muito espaço. Em outras palavras a bike não se contenta com uma pequena quadra. Todas essas circunstâncias fazem com que a evolução seja mais lenta. Por outro lado, as novas gerações chegam visualizando vídeos com trajetos percorridos, então eles sabem o que fazer, onde treinar, em quem se inspirar, a escala de manobras a percorrer. Nesse sentido é visível no esporte do Bmx que a próxima geração é melhor que a anterior, e assim sucessivamente.
          Analisar a carreira do Cranmer e como foi precursora, é como pegar um carro de corrida e ir adicionando peças que melhoram o desempenho. Ele entra no esporte e profissionaliza com o destaque de uma estrela entre estrelas, e através da produção caseira consegue alimentar a divulgação regularmente. Justamente pela inteligência e nível que ele é muito importante na história do esporte.







          Um difícil momento da história do bmx foi no dia 4 de Fevereiro de 2016, por volta das 4:00am, Dave Mirra veio a falecer aos 41 anos de idade. Um suposto suicídio em sua cidade natal, Greenville na Carolina do Norte. O dia seguiu com o abalo de Cranmer ao receber a notícia em um hotel onde estava se preparando para uma competição. Ele imediatamente gravou um vídeo mensagem dizendo que não conseguia acreditar.
          A princípio é muito difícil conceber que um ídolo digno do Olímpo tenha conscientemente assinado o próprio final. E é um level em que sua imagem vale ouro e vende desde catracas a adesivos, vive-se tranquilamente sob o olhar superior e consciente de Deus. Eventualmente esse final é como uma escrita história possível. Sob os fatores e circunstâncias exemplares nós continuamos a viver a vida normalmente, atravessando a rua sem ficar esperando o tempo todo que o pior aconteça. O significado da perda do Bmxer Dave Mirra foi verdadeiramente muito grande. E se há alguma razão vinda de extra intelectos que expressem uma ação divina, tal qual o pensamento que permeia mil gerações e move, através de séculos, as montanhas em geográficas mudanças, deve haver um propósito de alcance em que a escala da galáxia justifique, par a par na matriz do diamante de inteligência terrestre, uma perda na escala humana, não permitindo que uma das maiores jornadas seja jogada no vazio, mas que seja colocada no céu.
          E no mesmo ano de 2016 ,em Outubro, Scotty Cranmer sofre um acidente. E não há palavras que expressem o fato.





          O acidente afetou Scotty, mas não encerrou sua carreira bmxer. Os Day In the Life seguiram com a recuperação, onde ele costuma dizer que se recuperaria logo e estaria andando de bicicleta. A recuperação segue com inúmeros registros como a questão do capacete. Devido à cirurgia ele ficou proibido de colocar boné e capacete por algum tempo. Ele também descreve que ao passear de cadeira de rodas pelo hospital, as crianças que passavam olhavam para ele como se ele fosse um monstro vindo de um filme de terror. Seja lá o que se passasse nos pensamentos, engraçado ou não, isso estava acontecendo. Assim Scotty Cranmer volta pra casa e passa por uma longa recuperação sendo muito apoiado pelas redes sociais. Enquanto passava as fases de sua recuperação, algo incrível submerge: Scotty tinha o dom de um perfeito equilíbrio! Logo ele voltou a andar e logo ele voltou a andar de bicicleta. Quando ele sobe na bicicleta hoje é visível como paira um aspecto de domínio. O dom da bike é algo natural como uma visível luz interna! Ele poderia passar anos longe da bicicleta e um belo dia subir em cima e dar um Backflip que aquelas habilidades estão dentro dele.
          Os vídeos no Youtube continuaram, montou uma Bike Shop e continuou andando, não mais profissionalmente. Há muita Bmx, passeios de bikes Speed e Downhill, a conexão com a bicicleta continua diariamente.

          E eu preciso dizer que nós aqui no interior do Brasil sonhávamos em ter um computador com internet pra poder assistir o tal Scotty Cranmer? Porque eu ia pra escola e voltava pra casa dos amigos, todo mundo sentava na frente de um monitor e assistia os rolês desse cara. A gente dava umas voltas de bicicleta pela cidade e a inspiração era essa:
- Tem quem manda a manobra de 360?
- Cara, o Scotty Cranmer!
          Tá ligado? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário