16 de ago. de 2010

Teoria do treino para flip



Quase todos que ingressam no skate, após acertar o ollie, começam com dificuldades para acertar o flip, o que é normal, mas pode tirar o incentivo de novos skaters. Visando essa dúvida comum, vista repetitivas vezes, forjei uma teoria de treinamento que pode focar um caminho para manobra, decorrente de várias pessoas que mal sabem flip, e tentam em escadarias ou querem aprender sem saber por onde começar.

1º Certifique seu Ollie: Deve-se ter na base, para acertar a onde e quando quiser. Se você não tem o domínio do ollie, deixe por enquanto o treino do flip e vá pular meio fio, skates, não tenha pressa, skate é lazer.

2º Flip está entre os primeiros passos, logo, não há tanta confiança no equilíbrio, e aprender flip pode resultar em muitos tombos. Melhor começar a treinar com segurança, parado. Segurando em alguma grade ou em cima da grama (eu aprendi na grama), ela não deixa você escorregar, então quando o skate girar e você cair em cima, pronto, tá feito.

3º Transformar o ollie em flip, tá na compreensão mais o treino, ou seja, sabe-se que se chuta a concave com a ponta do tênis, logo, a força e o ritmo é pego com a prática.

Interessante ter um caminho, sem atropelar nada, a pressa muitas vezes custa o dobro do tempo.

10 comentários:

  1. o concave nao foi feito acidentalmente!
    e nao acho que impor regras seja a boa
    ate porque conheço quem nao consiga jogar kick no solo e joga em escadas jumps e outros lugares
    quando falo kick me refiro ao 360 flip
    antes que a geraçao tony hawk pro skater apareça

    ResponderExcluir
  2. Lucca. Eu vi um documentário que mostra um fabricante de shape muito antigo, e ele falou que tinha esquecido os shapes na prença e quando foi pega-los, estavam com concave, e que assim surgiram. Até aí tudo bem, pode não ser verdade, me desculpe por isso, mas gostei tanto dessa historinha. *-*
    E essa do kick no solo vem de skatistas mais experientes, eles com toda certeza aprenderam no chão, e passaram para os obstáculos e deixaram de treinar o do solo. Eu acerto s/s f/s flip em uma escada, mas, no chão eu sofro um pouco, mesmo assim, eu aprendi no chão primeiro. =/
    Valeu man!

    ResponderExcluir
  3. Ae Eros, eu ando a 2 anos e pouco e ainda nao sei o FLIP, meus amigos que andam menos tempo do que eu já sabem, queria que você fizesse um video explicando passo a passo, mas tudo direitinho, por que tem uns videos no youtube que são de qualquer geito.

    Valeu

    ResponderExcluir
  4. O flip deve ser como o ollie, existem etapas :)
    Massa mesmo suas dicas Eros *--*

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog vei, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. valeu eros . explicou beem , mais faiz um video ensinando passo a passo ..

    ResponderExcluir
  7. Maan curti mto seu blog, jah ando de skate faz algum tempo mas sóh ando, a pouco tempo começei a tentar manobras e acerto o ollie mas ainda não é mto alto, meu shape jah é mto velho e PESADO e o tail ta bem gasto tbm, se eu trocar de shape pode influenciar na altura do ollie?? abraço man flwsss

    ResponderExcluir
  8. pode crer ja acertei ''nao no chao '' mas sim naquelas terras presadas onde o skate nao escorrega tbm valeu pela dica !

    ResponderExcluir
  9. charuto de rasta nao faz fumaça

    ResponderExcluir
  10. vlw cara eu blog é foda eu tava com duvida se dava pra mandar o flip no grama vlw

    ResponderExcluir