23 de ago. de 2010

Teoria do medo



O skate traz o gosto doce de acertar manobras, mas, somente as mesmas manobras nos mesmos obstáculos não são o suficiente. Muitas vezes queremos encarar escadas, corrimãos, mandar aquele hard por cima do buraco da calçada...

O grande problema, o ponto dessa teoria, o nosso psicológico nos impede. Você pode se direcionar remando em direção à escada, e muitas vezes, parar, quase no momento da manobra, ou mandar a manobra e no ar e ejeta-la, o medo invade o corpo.

Aí surgiu a teoria, a mesma manobra que você manda no solo, é a mesma que você deve mandar na escada, com pouca diferença, na prática envolve apenas o medo (também o tempo na volta). Alguns exemplos quando novos como Nyjah Huston, Ryan Sheckler, parecem não medir o perigo, ou ter um domínio dessa tal coragem psicológica ‘’basta jogar e ficar em cima’’. Sinceramente não imagino como ter um perfeito controle disso, não sei como os caras que andam na big air conseguem andar naquela porra.

Tenho alguns métodos para vencer os meus medos, caso sirva pra alguém:
Começar com tricks básicas, se for uma escada, dê um ollie, depois um 180, um nollie, um s/s ollie, depois você começa a girar o skate. Tomar um tombo no pico é o que mais te prova que ele não é tão difícil quanto parece. Quando for para o obstáculo, deixe como prioridade acima de tudo ficar em cima, se você fez tudo certo, não pode ejetar o skate, fique em cima!

Finalmente, o que mais me ajuda, é seguir em direção ao obstáculo a ideia é estar preparado, todos os movimentos que eu tenho de fazer, que são poucos, mas, necessito faze-los da forma correta!
Movimentos para skate são sempre os mínimos possíveis, mas, isso fica para outra teoria. Como disse PJ Ladd ‘’Skateboard é simples’’, e P-Rod ‘’Eu vou para o corrimão imaginando como vai ser a sensação de acertar’’.

Ter a base, faz o medo ser muito menor, já não temer, é outra história. Talvez mudando o que se entende por temor.

9 comentários:

  1. ótimo post cara, até bateu uma vontade de tentar jogar umas manobras na escadaria aqui perto de casa, continue com o blog, abraço

    ResponderExcluir
  2. thanks pelos créditos, :D
    (preferia o outro plano de fundo) ._.

    ResponderExcluir
  3. porra creditos pra min @ eu que pedi essa teoria ae !
    ps jean aki xD
    muito bom cara!

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro cair de cara e ralar todo no chao,adoro skt cara,nada melhor que aprender caindo,so tomar cuidado pra nao machucar serio

    ResponderExcluir
  5. Aí vai uma dica: antes de executar uma manobra mentalize todos os movimentos que você vai fazer até a conclusão da manobra, mentalize várias vezes e repita os movimentos em seu cérebro. por que isso funciona ? a explicação está nas conexões cerebrais, ou seja, as memórias de aprendizagem que possuímos se dão através dos "caminhos" percorridos dos impulsos elétricos dos neurônios, quanto mais vc pensa mais seu cerebro aprende esse caminho. Muitos profissionais usam essa técnica principalmente os da ginástica olímpica. Sou Skatista há 7 anos e discente do curso de Psicologia. abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. o eros mt fishstyle massa msm o blog ensina mtas paradaS!

    ResponderExcluir
  7. ai caralho, depois de 7 meses sem andar com o joelho rompido o ligamento não tem como não ter medo OPDKASPODKASOPDK

    ResponderExcluir
  8. Massa mesmo, é bem esse meu problema, depois dos outros huahuhauha

    ResponderExcluir
  9. mano to começando a andar agora ,e tipo só sei remar , to tentando uns ollie ai mas ta foda conseguir , sou menina então meus pais por não apoiarem muito não deixam eu sair pra aprender , eu até consigo subir umas guias tal mas sla .
    qualquer dia eu volto ai , leio o blog todo dia, mas é nózes que tá .
    beijos :* LariRose

    ResponderExcluir