17 de ago. de 2010

Teoria da caminhada: Uma manobra leva para outra



A ideia da caminhada é de começar pelo simples, ao contrário de nem saber flip e tentar 360flip o dia inteiro, o que é comum por aí.
Quando você ingressa no skate, sem saber muitas manobras, é bastante influenciado pelo que vê, e dificilmente você verá o que é apropriado para o seu nível, ainda mais em vídeos. Quando você vê um cara jogando um flip lipslide em um corrimão, e você não sabe nem dar o flip, não se deve tentar o que foi visto, afinal será um jeito mais fácil de beijar, cheirar, sentir, esfregar a cara no chão.

Deve-se sempre encontrar o seu nível, tomar consciência do que você sabe, e o próximo passo a aprender. Para quem começa andar de skate, o primeiro passo sempre será sair do chão (leia-se ollie), logo terá o próximo passo shove-it ou flip, seja lá qual escolher, deve-se treinar até dominar, depois outra trick e mais outra. Se você escolheu shove-it, você abre portas para o 360 shove-it, para o bigspin, para diversas outras manobras, e estas são os próximos passos, sempre visando o realismo. Quando você aprendeu, segue então pra algo dentro do possível, não é também ter aprendido e já ir lançar numa escadaria, não é mesmo?

Você gradua o que lhe da base para à próxima manobra, exemplo: Aprende-se b/s 50/50, para treinar o b/s grind, o que pode nunca ter fim ( que é bem legal), aperfeiçoando pra aprender b/s tailslide, depois a criatividade com a maestria conta muito, como por flip no b/s tailslide etc.

Para um skater mais aplicado, parece complicado encontrar seu próximo passo, mas é somável e exige muito mais concentração, por exemplo: Você sabe Nollie Heel e Nollie f/s Tailslide, você pode unir as duas e acertar um Nollie heel f/s tailslide, aí dominando isso, aplica variações, extremamente concentrado, como nollie f/s 180 heel s/s crooked ou nollie shove-it b/s nosegrind reverse out. Mesmo pra alguém experiente, é preciso dedicação, e nessa dedicação, algo motivacional como estar sendo divertido. Sendo possível, aperfeiçoar a prática é tão prático que briga com o entendimento superficial de psicológico.

Concentração é tudo, caso você vá para a pista da sua cidade pensando ‘’Vou treinar nollie noseslide’’, chegando lá você tenta dez vezes e passa pra outro obstáculo, isso é falta na determinação, o que dificulta a aprendizagem da manobra que seria ‘’O próximo passo’’. Mas, também se você tentar duzentas vezes e a manobra não sair, deixa pra amanhã, com a cabeça fria.

A questão sempre foi e sempre será um passo de cada vez.

2 comentários:

  1. to lendo aqui e to curtindo muito ,ta de parabens ... isso q vc falo vejo muito aqui onde ando, altos mlk q nao sabem nem flip tentando 360flip ou fico puto quando vejo vou imprimir isso aqui e sai distribuindo pra eles kkkk falows mando bem...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,

    Mas tipo, se alguém consegue um shove it e não consegue flip, é melhor ele continuar nas 'evoluções' do pop shove it ou tentar um flip?

    ResponderExcluir