7 de jul. de 2011

Teoria da simplicidade



Skate é bastante simples, tem inclusive um comercial do Pj Ladd dizendo que skate é simples e têm fundamentos simples. Essa é a mais extrema verdade, não só o skate é simples, a vida.
Entretanto, não deixa de ser apenas uma maneira de ver as coisas, mas pode melhorar muito a sua vida no skate.

Por exemplo, se você sabe um flip na base e não sabe de switch, você pode se perguntar, de modo retórico: por que eu não sei de switch? Eu sei o movimento certo, basta reproduzir a mesma coisa no switch! É claro que as suas pernas não são igualmente treinadas, mas por que então você não treinar? Nada pode te limitar no skate. Se você não sabe heelflip direito, é porque nunca se dedicou a treinar heelflip suficiente, assim deixa de ser porque não consegue e passa a ser, porque não fez o suficiente.
Se não sabe alguma manobra após ter treinado ela muito, é porque tentou e errou muito da mesma maneira, o que provava tentativas sem progresso. É tudo muito simples, em todas as bases, não tem segredo, em todos os obstáculos também não.
Por exemplo, se você quer aprender tail de back, basta prestar atenção, que é primeiramente o ollie, depois uma empurradinho pro backside, enquanto o corpo permanece na mesma direção sem acompanhar o backside (só as pernas), aí você encaixa o tail e continua olhando ''para trás'' enquanto ele desliza, em seguida faz um movimento de ''alavanca'' juntando ao ollie e concerta o skate até chegar no chão. Pronto, é só seguir esse processo e já era.

Realmente, meu amigo, não tem segredo. As pessoas deixam de evoluir porque não concertam problemas que elas mesmas têm: Postura, momento de jogar manobra, sequencia e entender a manobra superando o medo.
A melhor coisa é aprender com quem sabe, afinal, você provávelmente está tentando algo que alguém já sabe, um caminho que alguém já fez. Aí você nem precisa perguntar, basta observar e tirar cada detalhe do que é pra fazer. Se você sabe o que é pra fazer, por que não faz? Entende? E skate trata-se de uma jornada, um backside flip é a evolução do backside e o flip pra uma junção das duas, a gente sabe disso. Chega a ser só uma ''variação'' e não uma manobra nova, a forma como interpreta isso é fundamental.

Por fim, apenas a forma como vê a trick pode mudar o resultado.

4 comentários:

  1. Realmente, é tudo muito simples nós que dificultamos muito as coisas, "A evolução consciente começa a partir do momento que removemos a nossas proprias barreiras".

    ResponderExcluir
  2. Já tinha pensado nisso, sobre o movimento ser o mesmo, o que se deve é treinar para ter a habilidade com a base oposta, teoria legal :D
    *Christian.

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma grande verdade sobre o skate, mtas pessoas não conseguem acertar, fazer manobras pelo medo e pela falta de treino, e isso é um desafio pra quem anda de skate, mas sem esse medo e com um bom treinamento, o skate se torna simples pra quem deixou o medo pra traz. André

    ResponderExcluir