19 de jul. de 2011

Teoria da lixa



A lixa é de fato extremamente essencial, claro, o Carlos Iqui em um vídeo conseguiu dar um nollie flip noseslide sem lixa, mas nem eu nem você somos o Carlos Iqui, né?

Lixa, gastar ou não, ao invés de hábito, tome a decisão. O que quer treinar? Depende muito de que tipo de manobra você quer dar. Uma lixa novinha sem gastar por cima, é boa pra dar várias, pode notar nas nacionais ou gringas. É simplesmente demais, o s/s f/s lipslide é suave com ela nova.
Quando a história já envolve manobras com flip, você tem que entender, os flips vão sair, vai exigir um pouco mais de força, mas quem vai pagar por isso, vai ser o seu tênis! Aí entra a condição financeira. Porque quem quer durabilidade no skate tem que se virar, faz de tudo com o tênis, e faz durar.

Há dois lados, o skate pra ser explorado de todas as áreas, nem sempre pode ser papel de todo mundo, mas, se o mano pode testar um flip rasgando o tênis pra ver como sai, ele tá tendo o privilégio de desenvolver o skate, é muito importante não tornar isso repetitivo e vazio, porque aí apenas consome e não acrescenta.
Então vai do que você pode ou não gastar, mas a lixa novinha assim consome o tênis. Nos demais, ela é perfeita! E é claro que não preciso falar sobre as lixas que são desgastadas, afinal, elas perdem algumas qualidades da lixa nova e isso fica bem óbvio.

Da pra apontar um exemplo legal: Ao dar um tailslide, uma lixa nova vai aderir bastante, e te dar um incentivo pra não abortar, pra manter, esse pequeno up a lixa te dá, sim.
Ao fazer o mesmo tailslide com o skate no osso, lixa no osso, você acerta, por você, pela propriedade de não depender de nada, tá ligado? Dá pra dar flip até com pá, não é mesmo?

Agora a teoria funciona nas condições do que você prefere, pode, sabe. Imagine: Torey Pudwill nunca subiria daquele jeito sem uma lixa rasgando o tênis, ou um tênis rasgando a lixa, jamais! Aquilo não é somente pop, aquilo é precisão na força da lixa que soma com a sua. E aí você entende a importância de uma lixa que proporcione as condições para você fazer oque deseja.
Acredito, que essas lixas mais ''grossas'' interrompem por mais tempo (fração de segundo) a velocidade do chute, deixando então mais difícil fazer uma manobra colar na sola no resultado final. Logo indo pela lógica de que para o skate ficar no pé exige um movimento sequencial e rápido associado a tênis, lixa e shape que respondam à altura. Portanto, lixas grossas são um tanto desconfortáveis à execução da manobra. Já àquelas lixas mais finas, que geralmente são as gringas, parecem ser realmente feitas pra skate, não uma parada áspera com cola e já era, entende?

Se você quer saber marcas, é melhor fazer testes, mesmo que só subindo no skate dos outros.

14 comentários:

  1. Muito foda seu blog cara e otimas teorias e dicas continue assim ! abrass

    ResponderExcluir
  2. Fala muleq.
    Voce ta se mostrando um cara muito cabeça feita e pé no chão cara...apesar de ser novo, você já é maduro pra caralho e claro que eu te ajudaria nessa parada ai irmão...todo mundo tem que crescer junto!
    Quanto a questão da lixa, só tenho uma coisa a dizer : LIXA GRINGA com certeza irmão...disso eu não tenho dúvidas...sempre compro minhas Sawblade em par, uma no skate e outra debaixo do colchão. Aqui , pelo menos, as lixas que vem da Argentina são uma merda, parece lixa de passar no cimento. Eu fico com as lixas gringas com toda certeza! Abraço se cuida!

    ResponderExcluir
  3. Mano, pode contar comigo, meu voto é teu. Em retribuição a todas essas teorias que me ajudaram pra caralho e eu uso elas todo dia. abraço!
    Nando.

    ResponderExcluir
  4. Pode contar comigo Brother, ajudo até divulgar.
    Massa essa sua idéia de montar um skateshop, eu também tinha essa pira, ainda tenho mas prefiro deixar para mais além, boa sorte, tomara que ganhe, mas não suma de foz ew, precisamos de um skateshop bom aqui e os que tivemos não duraram muito, gostei do post, se eu soubesse antes não teria jogado uma lixa gringa minha fora depois de um shap :p huiahuihai
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Meu voto é teu parceiro, tuas teorias ajudam pra caramba. Continua arrasando com elas. Abraço parceiro '

    Skate or Die '

    ResponderExcluir
  6. é só postar o video que a gente vota! =D
    Quanto a lixa,Já usei Jessup,Kayo corp.,Element e lixa argentina..A Argentina é um lixo,Ah element não adere bem em alguns tenis,a Kayo Gruda pacaraiu e gasta bastante a sola do tênis,A jessup na minha opinião eh a melhor,Adere o suficiente e não gasta muito ^^
    Fica ai minha dica

    ResponderExcluir
  7. Boa teoria, eu sempre usei lixas grossas, vo usar uma mais fina no meu proximo deck pra ver a diferença!

    ResponderExcluir
  8. Mano te ajudo com certeza meu voto ta garantido te garanto se vc manda aki pra Bh seus shapes vo c o primero a compra em retribuição as teorias que vc posta que tão sempre no dia-a-dia ñ só no skate mas na vida tbm Flw abras

    ResponderExcluir
  9. Só pude vir comentar agora, mas enfim, bom post xD
    eu sempre preferi lixas finas por causa do tênis, não tenho grana para comprar tênis toda a hora, ainda bem que são melhores :D
    *Christian.

    ResponderExcluir
  10. Q merda heim moro em uma cidadezinha na Bahia
    e fui pro RJ vizitar minha mae e comprei um skate
    da SEACULT SOLO so que a lixa é MUITO GROSSA!!
    e aki não vende so em outra cidade perto daki e é dificio de achar agora sei por que não consigo fazer MANOBRAS
    :() ()
    _

    ResponderExcluir
  11. man, preciso de um help, tenho um long e curto fazer umas manobras trick, freestyle e pa, e como voce deve saber, na hora que voce pega o shape na mão pra levantar e fazer as manobras o dedão pega na lixa, e como a lixa é nova ta fodendo muito meu dedão, ta todo machucado, saindo sangue e pa, ai tenho que fica alguns dias sem mandar minhas manobras, as vezes uso umas fitas no dedao pra apazigua memo assim ta foda. queria saber como faz pra gastar a lixa de um modo mais rapido pra parar de machucar um poco.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Basta lixar de leve a lixa grossa que ela fica mais fina.

    ResponderExcluir
  14. Basta lixar de leva a lixa grossa que ela fica fina.

    ResponderExcluir