2 de abr. de 2011

Teoria ‘’só vai’’



Bem, tudo começou quando os ‘’old school’’ da pista aqui de Foz do Iguaçu diziam ‘’só vai’’.
Acontecia quando a gente dizia querer apenas tentar alguma trick, ver se é possível, aí um deles respondia ‘’Só vai!’’. A gente não colocava muita fé e não tentava.

Mais pra frente desenvolvendo teorias de acerto e movimento involuntário, o ‘’só vai’’ passou a fazer mais sentido. Observando também alguns vídeos do Luan de Oliveira como esse último do dia de vida pela matriz, que ele faz uma sessão na iapi sem muitos cortes e acertando algumas manobras complicadas para a maioria dos seres humano. Há muito risco em pular uma escada de s/s kick, como alguém pode não temer e só ir? Observou o ‘’só ir’’ que eu deixei ali? Taí a explicação para um s/s kick em uma escada, é só ir, ou seja, só vai! Você tem que ir, e ir pra acertar. Se você tentar qualquer coisa pensando em errar, é óbvio que o pensamento ‘’eu vou errar’’ não faz parte da manobra, e você VAI ERRAR.

A ideia é deixar na mente o processo do movimento a ser feito, apenas o que pertence ao progresso da manobra. O obstáculo, o salto, o chute, o giro e cair em cima, pronto, só vai. Claro, você só vai pra acertar se tem na base, e só vai pra tentar se sabe como rolar, pra não custar uma queda. Não adianta se jogar na loucura de bigspin flip rockslide sem nem sabem nada disso.

No skate as coisas funcionam passo a passo, e não existe uma data, você aprende um noseslide, não necessariamente há de esperar dois dias pra partir pro crooked. A real é que assim que você sabe o noseslide, você pode dar sequência pro crooked, somente não pode querer dar crooked sem nem dar ollie ou noseslide. Mas você nunca vai acertar esse maldito crooked que eu estou usando como exemplo se você nem ao menos tentar, nem ao menos ir. Se você vai em direção e joga o skate na borda, encaixa e pula fora, Aí que entra o só vai. Todo mundo já deu alguma manobra caiu em cima e pulou fora sendo que é só ficar. Isso é deixar o medo tomar conta, e se você quase acertou, é porque você tem medo, mas, foi lidando com ele até a hora do acerto, entretanto, passa a ser uma evolução lenta e cansativa. O bang é o ‘’Só vai’’. Por que você arrega no flip de fron sendo que era só ficar em cima? Por que você não desliza o corrimão inteiro pega só a pontinha? Por que você não fica em cima e continua quando acerta a manobra? SÓ VAI!

Funciona como um desbloqueio entre o tentar e o não tentar...

14 comentários:

  1. Perfeita teoria... Isso as vezes acontece comigo , de mandar uma manobra ou tentar algo mais ficar pondo na cabeça que é dificil , que vo errar e que n dá! Aacaba que depois de um tempo eu vo fazer aquilo que eu temia sem a menor dificuldade , as vezes até de primeira...

    ResponderExcluir
  2. ótimo post
    sempre quando mando no gap mando mesmo ae tipo na hora eu já estou voando a eu deixo e acerto depois e só escutar aquele wowowowowowowwww

    ResponderExcluir
  3. Maan curti mto seu blog, jah ando de skate faz algum tempo mas sóh ando, a pouco tempo começei a tentar manobras e acerto o ollie mas ainda não é mto alto, meu shape jah é mto velho e PESADO e o tail ta bem gasto tbm, se eu trocar de shape pode influenciar na altura do ollie?? abraço man flwsss

    ResponderExcluir
  4. Sim, pode influenciar para ser sincero. O shape pode perder a qualidade de ''pop'', de batida sabe? E isso dificulta pra ele sair do chão. É claro que é possível dar ollies com shapes velhos, mas eles vão custar muito mais energia e não serão tão bonitos. Isso acontece muito com o nose dos meus shapes. Evite dar manobras em asfalto meio ruim e tal...

    Obrigado a todos que acompanham e obrigado pelo comentário vocês :D

    ResponderExcluir
  5. Ae.. inspiraçao apareceu hein...
    muito massa essa teoria...
    faz muito sentido isso
    abraço

    ResponderExcluir
  6. ótimo post Eros, muito bom mesmo....
    um abraço.
    *vinny

    ResponderExcluir
  7. Capaiz Heros Grau,

    quem acredita nesse historinha?

    ass. IVO

    ResponderExcluir
  8. mano... soh vai..
    e para de enxe o saco..
    ehaehehaheahe

    ResponderExcluir
  9. EYAGYUEAUYEAGIEAUHUIEHEAUIH
    Ps: Ivo é o Alemão que é um dos ''old school'' que inventaram isso.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou muito cagão para pular gaps D:
    agora "só vou" ir mesmo AWIEUHAUIWEH
    Abraço
    *Christian.

    ResponderExcluir
  11. eu penso isso toda vez,meus amigos ficam cm um medo do carai no meio do gap eles ''ejetam'',kkk e eu ''só vou'' (:

    ResponderExcluir
  12. Umas das teorias mais perfeitas pra mim, por exemplo,eu cagava pra dropar e isso me desanimava bastante, até que fiquei um tempo sem andar mas sempre por dentro do skate. Voltei com novas teorias, vi mt video do Luan De Oliveira, pela Matriz mostrando seu dia e tals.Meu rolé evoluiu em poucas semanas o que não evoluia a meses.

    Vlw Eros, com apenas um blog tenho certeza que muita gente evoluiu o rolé com a sua ajuda. Flws

    ResponderExcluir
  13. o irmao eu sou muito medroso pra mandar rocklide
    tanto que fiquei um tempo triste tipo eu pensava
    que so os outro podiam mais eu nao...
    eu tenho pelomenos 1 ano e meio que ando de skate
    mais ainda nao to mandando muito bem rocks lide
    por que eu ando tipo um mes inteiro e paro dois por causa do desanimo e tambem eu fico pensando que ja era pra mim ta correndo nos campionatos de iniciante pelo tempo que eu ando..ai eu penso que skate nao é pra mim por causa do medo.... namoral irmao manda um conselho aiii nao sei o que fazer....
    ajuda aiii??????/

    ResponderExcluir
  14. na real gostei sim do só vai kkkk mais eu ando de skate a um ano e poko e nao tenho medo véi eu ja pulo até escada de no minimo 5 degrau grandes entao aconcelho muito esse só vai kkk

    ResponderExcluir