19 de abr. de 2011

Teoria abaixar, encolher e girar



Poucas pessoas parecem não ter dificuldade para mandar manobras de 360 com o corpo, sabe? Como alguém como o Torey Pudwill consegue sair de um tailslide de b/s 270 flip? Como o Luan roda daquele jeito nos biggerspins? Como s/s f/s 360 pode ser tão fácil para alguns?

Há dificuldades pra completar um três meia, por exemplo: Certa vez fiquei tentando b/s 360 saindo pra asa da savana, e sempre caía de 270 e ia o joelho pro chão, toda vez era a mesma história, abandonei. Apesar de que parando para pensar, a onde eu estava errando? Era como se eu tentasse dar o menor ollie do mundo, e girar entortando bastante, ao acreditar que havia sentido. Conversando com o Felipe Sor, ele me contou uma experiência que foi feita para aumentar a aceleração da rotação: http://www.laboratoriodefisica.com.br/GREF/mec/mec10.pdf se você pegar uma cadeira de computador, use duas mochilas com algo que as deixe pesadas e comece a girar segurando uma em cada mão e os braços abertos, ao fechar os braços, o movimento acelera.
Um corpo compacto gira muito mais, pode perceber nos vídeos do Rodney Mullen, quando ele quer acelerar aquelas rotações de manual que ele dá, ele faz um ''X'' com os braços junto ao peito. Portanto, para manobras de 360 com o corpo, deve-se encolher o máximo possível, e haverá diferença, progresso...

O outro lado da teoria é o abaixar para jogar manobras: O que eu já errei de manobra por preguiça de abaixar para dar aquele pop digno e encaixar em uma borda ou passar um obstáculo! Abaixar é necessário, e claro, você não precisa sentar-se no skate, mas, dar uma abaixadinha (com o corpo também) além daquela simples flexionada de joelhos, vale a pena.
Percebo isso mais quando eu to cansado e abaixo menos ainda, logo erro mais ainda, aí, abaixar, passa a ser lembrado e não instintivo. Da pra compensar o cansaço apenas aumentando a percepção do pop, então quando passo a não encaixar nas bordas, já me ligo que tenho que aumentar a atenção ao movimento desse jeito.
Essa parte da teoria abaixar não é tão válida, é o que acontece mais comigo, entretanto, se ajudar alguém, por que não?

Desse blog, o que realmente vai fazer diferença é o que for colocado em prática, e se isso não é tão implícito, coloque em prática a atenção! Daí pra frente, você vai tar ligado..

16 comentários:

  1. Ótima teoria Eros, já reparei nisso muitas vezes, quando tentava da os 360 de back e de front. Mas nunca botei totalmente em "pratica" pra os 360 sairem, mas agora vou tentar...

    Valeu e um grande abraço.

    *Vinny.

    ResponderExcluir
  2. conta os meus comentários nos posts anteriores e me dá um skate :D
    teria boa, essa de abaixar para ter mais pop acontece comigo também, se bem que se eu não abaixo eu não acerto quase nada AEUIHAE
    continue postando e lembra que sempre tem gente lendo.
    Abraaço
    *Christian.

    ResponderExcluir
  3. E isso ai...
    Cada vez melhor as teorias...
    evoluçao constante, tanto no skate quanto no itelecto e na capacidade de observaçao...
    volta quando pra dar um role???
    abraço

    ResponderExcluir
  4. teoria excelente mesmo. queria que postasse uma teoria do pop do ollie, como aldrin garcia conseguiu bate o recorde de ollie mais alto do mundo ? queiria que postasse algo sobre isso, sobre a altura, como pula mais alto e tal. por favor!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obervação simplória:
    "a onde" não existe e "cansada" não se refere ao sexo masculino.
    Eu sei que você estava na Lan quando postou, mas não custa alertar sobre os erros de português.
    Sobre a teoria:
    Ela realmente faz sentido (giro), até porque, em partes, ela é provada fisicamente.
    A parte do POP é meio lógico.

    ResponderExcluir
  6. Christian, Vini: Imagina se eu tivesse que dar skate pelos comentários? HEAUIHEAUI Mas eu não falei que eu daria falei que quem comentasse ganharia. HEAUIHEAIUHE

    Fabrizio: Dia 30 meu. Mas, meu, em compensação do tempo que eu to aqui, vocês vão ver a PANCADARIA em vídeo que vai sair... Vem muita surpresa por aí, não é só um vídeo não, são cerca de 4 e pessoas diferentes e vibes diferentes...

    Anônimos: Eu vou dar uma refletida sobre o pop, isso é algo que me perturba também, eu tinha muito pop, aí machuquei o joelho, voltei sem pop, preciso entender isso... HUIEAHUIEAH
    Outro anônimo, valeu pela observação, vou arrumar o texto mais além :}. E quanto a ser óbvio, é relativo. Pra algumas pessoas é óbvio pra outras não.

    Valeeeow! É nóiz!

    ResponderExcluir
  7. Cara, muito boa essas últimas teorias, das peças e do abaixar e encolher. Isso rola direto comigo no role, ai quando começo a abaixar mais, começo a tirar as manobras, foda é que o desgaste é maior ne, mais compensa e a manobra sai mais bonita !!!

    ResponderExcluir
  8. ta massa brother ! bom de mais parabéns . !

    ResponderExcluir
  9. isso de abaixar eh fato
    posta ai uma teoria do ollie,umas dicas,como ir mais alto,como fazer pra quem num sabe,etc...

    ResponderExcluir
  10. Muito loco o Blog, acredito que suas teorias vão refletir nas minhas próximas sesions! Faloo...
    skate for fun!

    ResponderExcluir