5 de abr. de 2011

Teoria do código



Sempre há um lugar específico a posicionar os pés na hora de dar determinada manobra.
Geralmente a base do heelflip é com a frente do tênis pra fora, enquanto que em um heelflip bs lipslide a postura já muda, não é mesmo?

Para toda manobra existe o que eu chamo de ''código'', portanto, sempre existe um lugar que é melhor para mandar a manobra, uma postura mais correta, uma espécie de ''regra'' para mandar uma manobra, uma maneira mais correta. Claro que isso varia de pessoa para pessoa, entretanto, a conclusão da trick é a mesma, procure sempre achar o posicionamento da manobra que quer acertar.

Eu, por exemplo, tinha uma dificuldade muita grande de dar hardflip, e lógico nem sonhava em dar nas outras bases tão cedo, afinal, não conseguia nem na minha base. Aí observei o TrickPedia do Rodrigo Tx mandando s/s hardflip, vi o vídeo várias vezes. O vídeo não chegava a dois minutos se bem me recordo, e no final eu sabia exatamente onde ele colocava o pé, como chutava e o que fazia com o corpo no ar enquanto o skate girava.
No dia seguinte eu fui andar de skate e apliquei tudo que eu aprendi observando, e não só aprendi o hard como também acertei nas quatro bases. A estrutura escrita que me fez capaz de entender como aprender uma trick só olhando foi o título do Blog do Eduardo Marinho: Observar e Absorver.

Abordando agora outro ponto dentro do tema, considere sempre o observar e absorver no skate, depois coloque em prática
Se você encarar as manobras com uma necessidade de código para serem executadas: posição do pé + chute x esforço = você pode compreender que sempre existe um caminho pra pegar a base da manobra.

A grande pegada é encontrar a forma como voltar um flip grind por exemplo, se você não acertar, há vídeos, há amigos, há ideias, há formas de aprender a posição correta pra que o seu esforço nas tentativas tenha valor. Isto é, não da pra aprender um flip grind na base do heelflip né?

Todas as tricks que você já sabe você arruma do mesmo jeito, logo, as que você não sabe, tem de ficar assim também.

6 comentários:

  1. Nossa Eros, tinhas que trabalha na 100%skate, por que esses textos que tu escreve....
    Muito bom mesmo, parabéns e continue atualizando!
    Abração
    *Vinny.

    ResponderExcluir
  2. Excelente teoria, o pior é que todas as suas teorias são verdade mesmo XD
    Continue com posts assim, agora que tem data definida vou vir toda segunda olhar 8D
    Abraço
    *Christian.

    ResponderExcluir
  3. Cara parabéns, seus textos me ajudam mto e esse dai principalmente, acompanho seu blog semanalmente esperando por novidades e embora as vezes demorem nunca decepcionam ^^

    ResponderExcluir
  4. boaaaaa, iluminou meu role com essa, vo tenta prestar MUITA ATENÇAO nos videos q nem vc fez =D

    ResponderExcluir
  5. Voce disse todas as bases q acertou o hardflip, foram as 4 ??? Impressionante seus posts

    ResponderExcluir
  6. O legal deste post, foi que você falo de código.
    Geralmente as ações tomadas no computador, são realizadas por um bloco de códigos, muitas vezes os parâmetros são números. Eu desenvolvo "programas" para computador, eu faço tudo isso que eu citei acima, e levo essas coisa pelo skate. Da mesma forma que para eu executar uma ação no computador eu preciso de um bloco de código, no skate eu tenho uma sequência de movimentos para serem executados.
    Assim a manobra tem uma execução perfeita.
    Lembrem disso, os movimentos devem ser lentos e rápidos ao mesmo tempo, seu pé deve deslizar na lixa de uma forma lenta, porém seu pé deve chegar o mais rapido possível no nose e em seguida dar uma "jogadinha" para tras ou para baixo.(flip)
    Não esquecendo de agachar um poco antes de executar a manobra, dobrar os joelhos durante a execução da manobra, que seria a mesma coisa que agachar no ar.
    Existem muitas coisas que devemos observar durante a execução da manobra, devemos observar qual é a melhor forma para executar a mesma e não ficar repetindo o erro diversas vezes.

    ResponderExcluir