11 de abr. de 2011

Teoria da qualidade


Esta teoria se refere às peças de skate, e sei que é difícil pra muita gente ter boas peças. Também esclareço que a maior parte do trabalho quem faz é você, não o skate. Ter um rolamento e uma roda boa não significa que você vai virar o Dennis Busenitz, mas, se você tem condições de ter um truckzinho um pouco mais caro e de qualidade, que desliza mais, dura mais, não corre eixos, é uma vantagem enorme.

Ao subir num skate com roda boa e um rolamento bom, que vão deslizar como se você estivesse flutuando, vai entender mais sobre rolê ininterrupto, portanto, fluirá bem melhor. Eu quando posso estar com as peças boas, garanto notar diferença, progresso execução das manobras. O skate pode lhe travar muito, é chato dizer isso, mas, se o shape não tem mais pop, o truck não desliza e a roda quadrada (como as minhas sempre), com certeza você vai passar muita raiva nos erros. Tricks que você sabe, só não saem por causa do skate.

Quando for escolher, tenha em mente o que quer, um rolamento que conheça, de algum skate que você subiu em cima. Aprender a ouvir o pop do shape, na loja, sem vergonha nenhuma, pega e bate no chão, ouça aquele som. Este momento é determinante entre levar ou não o shape pra casa. Saber escolher peças adaptadas ao que lhe prestigia, vale tanto quanto um skate montado e gringo na vitrine.

Manter a qualidade do seu skate funciona como um combustível para o seu rolé sempre manter a fôrma, enfim, são somente dicas e é uma teoria baseada em minhas próprias experiências, não é das melhores, mas tá valendo.

A foto é um teste de abrasão, não lembro de que ano, mas, da uma boa base.

8 comentários:

  1. Essa teoria é totalmente certa.Esses tempos atrás estava com um rolamento que não estava em boas condições, ele ficava travando o skate e as manobras que eu tinha como base não saiam do mesmo jeito.Foi só trocar os rolamentos que as manobras começaram a sair perfeitas.

    Ass:Rudson

    ResponderExcluir
  2. Tudo verdade, as peças não criam o skater, mas auxiliam para uma evolução muito melhor, ótimo post.
    PS: Essa imagem é beem antiga não?
    *Christian.

    ResponderExcluir
  3. Cara ainda so novato no skate, mas queria tirar uma dúvida quanto aos rolamentos, oq seria bom para limpar eles, e qual a frequencia +/- pra isso... e quanto a shape nacioanl, vc saberia dizer alguns q são bons?
    Valeu
    PS: Otimo blog continue assim (y)
    >Vitor

    ResponderExcluir
  4. pod cre tava com um shape mto ruim ai so pulava 1 skate foi pega um shape novo ke começei a pula 3 skate ;s

    ResponderExcluir
  5. Vitor. Então, não vou dizer pra você que eu sei o jeito certinho de limpar. Vou dizer o que eu acho que sei: Para limpar mesmo, você tem que ter um rolamento que desmonte, red bones, os novos da crail, pig, etc... Aí eu já tentei com WD 40, alcool de casa e de posto e gasolina. Todos deram na mesma merda, e não limparam 100%, aí eu optei pela gasolina porque dizem que ela ''corrói'' e me faz gastar menos também... Deixa de molho, coloca numa garrafa e mexe bastante, você quem sabe :}, mas depois passe um óleozinho (que não seja o de cozinha por favor). :)
    E quanto a frequência... Eu acho que você deve limpa-los quando sentir que estão sujos, saca? Não precisa ter data, é só começarem a fazer barulhos estranhos, girarem pouco e tal.
    Eu escolho shape por preço, porque é foda... HUEIAHEA mas vou por aqui os que eu curto nacional:
    Perfect Line
    Cisco Bamboo
    Drope Neutron
    Cisco (aquele que as lâminas são invertidas)
    New

    E foram os que eu lembrei. Eu procuro não pegar shape que tenha comprensado colorido, aqueles que tem lâmina rosa e verde sabe? Não tenho confiança nisso. :}
    Mas dá pra usar qualquer um, só olhar se o modelo te agrada, dá umas batidinhas no chão pra ouvir o barulho e sentir firmeza e já era.

    ResponderExcluir
  6. sem dinheiro pra comprar um grigo , comprei um nacional mermo ! Mylly's , ja tem uns 6 meses ( abec 9 )

    ResponderExcluir
  7. Mando ben dessa vez.Gostei muito.Acho que descubri o por q do meu skate estar cheio dos laag mental.

    vlw =p

    ResponderExcluir
  8. realmente se você andar todo dia principalmente na rua ,o shape só dura um mês mesmo.

    ResponderExcluir