10 de out. de 2011

Teoria do momento



Ao aproximar-se da borda, encolher é suficiente para chegar na borda? No observar de outros skaters, eles posicionam-se muito rápido, às vezes, posicionam-se e reposicionam-se inconclusivamente, às vezes, tremem na postura de trick, às vezes, o encolher não ajusta-se com a fôrma do skate e mantém uma tensão.

Uma tentativa significa uma postura a se encolher, o que permite condensar uma energia no sentido de manobra desejada. Um flip é igual tail + meio shape, uma flexão de joelhos e uma explosão de energia com todo o processo da manobra.
Entretanto, o encolher possui um máximo, abaixar muito. Encolher possui um mínimo, abaixo pouco. No skate, o correto é o meio termo! Abaixar entre o muito e o pouco. Uma flexão de joelhos capaz de projetar um salto (ollie).

No mínimo encolhimento, quando o skater chega na borda ele não produz força suficiente para subir o skate.
No máximo encolhimento, o músculo tem que segurar muito peso, ao invés de manter-se em ponto de reação, no momento da trick os membros inferiroes estão exaustos.

Há skaters que podem posicionar-se errado e voltar trick... Skate possui sua maleabilidade.
Entretanto, no posicionar de uma trick, em qualquer postura que os pés assumam, sente-se o peso do corpo (leve). No encolher, os membros inferiores vão equilibrando e sentindo esse peso. Sentir esse peso é muito importante. Quando se chega ao meio termo, ele ajusta o skater e o skate, fazendo com que se sinta o movimento (pesadão). Esse sentir do peso na postura permite sentir o skate e sentir o firmar dos pés, sem tremilique, abaixadão em meio termo.

Às vezes, a gente só dobra o músculo e dá aquela trick cabreira, rápida e certa, mas, não precisa ser de repente, tem jeito...

3 comentários:

  1. Mas como te acho no face??
    cara, segue ai se puder @psicologiaskate no twitter, as dicas são boas... vlw

    ResponderExcluir
  2. Vou testar isso no próximo rolé!
    *Christian.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem pensada...
    Um amigo meu sempre me falou isso tbm. Quando vc abaixa perto do obstáculo vc economiza energia e suas pernas fazem um movimento de “mola”, fazendo a manobra sair mais alta!
    Cara, parabéns pelo teu blog, acho ele muito criativo, pois hj em dia só fazem blogs de notícias e vídeos de skate, e o teu é muito bom mermo, sempre me ajuda nos roles. Abraço.

    ResponderExcluir