3 de ago. de 2011

Teoria de cair



Talvez as pessoas não vejam a importância que cair tem. Não sou muito a favor daquela frase ''se aprende caindo'', mas não tem como ser contra, afinal, cair você vai! Mas, dá também pra aprender algumas manobras sem cair. Porque depois de uma certa familiaridade com o skate, se aprende com outra perspectiva, mais facilmente por assim dizer, mas, é caindo que se chega lá...
Existem várias formas, vários lugares para cair, e a teoria trabalha com isso: suas ações durante a queda.
Porque cair em quarter, corrimão, caixote, escada, são quedas diferentes, mas também semelhantes. Primeiro que se você aprende a cair sem levar tanto dano, você diminui realmente o seu medo, sabendo que o pior não é tão pior. Segundo que se deve realmente aprender a cair, se você quer andar de skate, porque ninguém quer voltar com uma perna quebrada pra casa, fazendo que o pior que não é tão pior se torne menos ainda. Terceiro, já que você sabe o que vai acontecer, e é algo ruim, certifique-se que pra cada tentativa, está mais perto, e mais perto de acertar, diminuindo aquelas pancadas. Como quando você tenta dar um manual de uma linha até a outra, a cada tentativa possivelmente com o objetivo na cabeça, você está progredindo na extensão deste manny.
Tenha em mente que todo mundo cai, não adianta, você pode assistir SLS e ver o p-rod dar um 360flip na escada, depois ele tenta um s/s flip na mesma escada e cai. Aquilo parece não ter importado, no que diz respeito a dano, apenas, em pontuação, e volta a tentar o s/s flip.
O Luan é um exemplo de quem anda pra caralho e toma seus tombinhos sem se importar, como da pra ver em alguns campeonatos. Não até o Nyjah cai.

Suas ações para impedirem o dano da queda:
Primeiro, o skate pra um lado e você pro outro. Às vezes da pra ver se acerta ou erra só no arrumar, mas se tiver que abortar a trick, cuidado nessa porra! Caia de olhos abertos, você precisa ver isso, tem que estar ciente de a onde está caindo, portanto, no ar, existem seus malabarismos para evitar dano. Evite o skate se você sabe que a manobra deu errado.

Segundo, se você tá caindo, é porque suas pernas já pouco podem te ajudar, afinal, você está despencando, já suas mãos, estão ali para proteger seu rosto, e seu peito. Se você cair de frente, quase como com a ''cara no chão'', protege a cara. Se cair de costas, esqueça as mãos, coloca a cabeça mais para frente (pra não bater no chão) e realmente não use as mãos. Já vi muitos conseguirem só um braço quebrado usando-as quando se cai de costas. Por mais óbvio que seja, talvez tenha que ser além do instinto, também consciente, o quanto se dá pra pensar quando seu tornozelo fodido tá por um fio há um metro do chão?

Terceiro, rolar é muito importante, ainda mais se você anda em um piso que não seja madeira e está em velocidade. Qualquer tombo travado, vai rasgar suas roupas, ou rasgar sua pele. Procure rolar, que nem quando você era criança. Já observou que os ''la parkour'' rolam quando pulam de algum lugar? Isso tudo é para distribuir o impacto, então use a seu favor, de uma olhada em alguns vídeos de parkour pra entender.

Quarto, sempre limpe a onde você vai andar, e quando eu digo limpar, é tirar pedrinhas, vidro e coisas assim, e sei que quase todo mundo faz isso, mas eu não podia deixar de dizer, cara, não gostaria nem de imaginar alguém caindo de skate na garrafa quebrada em um pico de rua.
Quando eu pude andar na drop, percebi que não precisava me esforçar muito quando tomava um tombo, a pista lisa como era, fazia todo o trabalho por mim, eu só ajudava a dar uns empurrões no chão pra deslizar mais, bastante divertido por sinal. Mas, não é todo dia nem todo mundo que tem uma pista dessa pra andar né?
Priorize salvar sua cabeça, ralados passam, mas não queira perder um olho ou ganhar um traumatismo... É, foi pesado, mas cair é sério, e vai acontecer.

A gente anda pelo progresso, as consequências são diversas, cair entre elas, mas, por ser danosa, a cautela deve ser inerente.

14 comentários:

  1. Essa aí nem é muito uma teoria né, tá mais para um fato mesmo AEIUHAIEUHAE
    Curti muito esse vídeo do Anselmo, o cara anda muito.
    Enfim, ótimo post XD
    *Christian.

    ResponderExcluir
  2. é que é tipo uma teoria de como cair.
    Teoricamente, como se pode cair e levar menos dano. Valeu manoloo =B

    ResponderExcluir
  3. Tipo rolando no chão e tals é boa, mas dificil é lembar do que você disse quando se tá caindo de um corrimão alto, escada e tals, mas mesmo assim boa reflexão !

    Ahh e veja meu blog, topa parceria? raizdoskate.blogspot.com valeeeu !

    Abrasss

    ResponderExcluir
  4. Fala meu jovem,
    andar de skate e queda são duas coisas que andam juntas. Todo mundo cai andando de skate e eu acredito com certeza, como voce disse meermo, que existem sim tecnicas para , quando cair do skate, reduzir ao maximo os danos e evitar lesões. Minha técnica é simples ( como eu sou bowl rider) SEMPRE jogar o skate pra o mais longe possível! Como voce mermo disse cair com um pé em cima do skate e outro fora é UMA MERDAA! Ontem mesmo eu levei uma queda feia. Cai de cima do coping do bowl la embaixo quase de cara se eu não tivesse colocado as mãos e meu joelho que já tava fudido tá pior ainda. Teimosia minha, porque andar em bowl e rampas de vertical tem que se usar proteção porque é burrisse você ficar caindo e se machucando se é possivel evitar ,né. Mas é isso ai cara...o blog tá manero! O massa é que você tá bem focado nas teorias mermo sem fugir do assunto! Bom rolé..PAZ!

    ResponderExcluir
  5. Otima teoria pra evitar quedas, machucados, etc.. mas tem algumas que nao tem como evitar depois do erro da manobra kkkk. To sempre acompanhando o blog e ta mto massa! O video fico massa tbm, ta de parabens! Continue assim mano
    André

    ResponderExcluir
  6. Cara, parabéns, o blog está muito bom, estou te acompanhando desde que você começou e está cada vez ficando melhor, se mostrando um cara muito focado no que faz e com a mente aberta!
    Sorte ai na vida pra vc que está começando a vida e disse que está querendo montar uma skate shop, corra atraz dos seus sonhos e siga em frente que vc tem talento cara, abraço.
    SKATE4FUN !!!

    ResponderExcluir
  7. Boa teoria... vai me ajudar a ter menos danos nos próximos roles! E o que sempre rola comigo quando caio é que perco o medo da manobra, aí que é o lado bom do tombo.
    Tipo, já pensou em uma teoria sobre velocidade pra manobras ?! Fica a dica!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a foto. Tenso pra caralho o tombo.

    ResponderExcluir
  9. ontem eu cai no vidrooooo ralei minha perna tota o sangue escorreu no tenis foi tenso

    ResponderExcluir
  10. Muito louco lembrei dos velhos temmpos quando andava de skate levei uma queda louca no corrimão quando tava aprendendo a mandar um rockslide...

    ResponderExcluir
  11. muito bom , acrescentou muito no role ! Ta de parabens cara, otimo blog !

    ResponderExcluir
  12. Passou mó pano pra mim essa sua teoria! Claro, que o próximo rolê, ou melhor, nos próximos, querendo eu ou não, vou tem que colocar isso em prática! Bom rolê a todos, e, SKATE OR DIE!

    ResponderExcluir
  13. Comecei a andar não faz nem um dia direito e já vi todos esses desafios, pedrinhas pela rua, dificuadade em remar e etc, más apesar da dificuldade de remar ja consigo me equilibrar no skate estava ate indo bem n cai nenhuma vez, foi que no derrepente eu cai de frente pois fiquei com medo e o sjate tinha pegado uma boa velocidade derrepente o terror me pegou e eu cai juro pra vc que quando eu cai e rolei senti como se fosse um soco na barriga fiquei sem ar por alguns segundos ainda bem que eu rolei, ainda tem uns machucados leves e minha mão ficou semi esfolada,eu fiquei com as costas machucadas mas por incrível que pareça minhas costas não sofreram tanto assim,já meus braços machucaram mais vc acha que seria uma Boa ideia aprender usando moletom? Vc acha que se eu cair corretamente o moletom vai evitar o contato com o chão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprender a deslizar e rolar na caída é o ideal.
      Já quanto a usar moletom ou qualquer coisa pra não se machucar, fica a seu critério

      Excluir