22 de ago. de 2011

Teoria do negativo


Yosh ss crooked

Eu tenho um problema um tanto comum. Costumo descarregar toda minha energia em duas três manobras e já esgoto, aí tenho que dar um tempinho ao meu corpo antes de voltar a tentar outras manobras. Não sou como alguns que conseguem passar a tarde inteira andando sem parar um segundo, e nunca entendi bem como algumas pessoas conseguem isso, porque se eu insisto estando cansado, eu só consigo tomar tombos e não acertar manobras. Aí eu resolvi tirar a dúvida conversando com um skatista formado em Educação Física: ''Como eu posso aumentar minha resistência no skate, somente andando de skate, sem praticar corrida e coisas assim?'' ele me respondeu ''O certo é você sempre treinar com um negativo contra você, por exemplo, andar de skate no sol, insistir sempre um pouco a mais do que você costuma''. Claro que minhas teorias sempre estão dentro do óbvio, mas eu penso que tudo seja de certa forma óbvio, depois de compreendido. Nesse caso, é óbvio que é possível treinar resistência só andando de skate, mas eu acho difícil eu ter notado ou tido certeza isso ter conversado com ele, logo, eu posso com base nisso formar toda uma teoria de um melhor treino utilizando o negativo para upar o seu skate.

Vocês sabem o que é metabolismo? É o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo. Vocês sabem uma das funções mais importantes da água no corpo? Transporte de substâncias, ligações químicas etc, portanto, a água é fundamental para o metabolismo. Então, se o seu corpo digamos ''falhar'', não responder perfeitamente aos seus ''comandos'', o metabolismo pode estar com dificuldade e culpa disso pode ser a ausência de água. Você não precisa estar necessariamente com sede pra isso, e isso acontece muito comigo e com muitas pessoas, portanto, faça o possível para ter água sempre à disposição do seu rolê.

Já agora tratando 100% do negativo. Tente fazer sessões repetidas, por exemplo, você tem uma linha de três manobras, mande as três manobras. Após uma pequena pausa, mande as mesmas três, mais uma pausa, aí você manda as três e tente mais uma quarta trick, e vá aumentando assim sua resistência. Isso leva tempo, o ideal seria você treinar resistência em um dia no outro explosão, ou treinar um mês resistência e o outro mês explosão, sempre alternando. Formas de treinar explosão, são simplesmente dando o máximo de si, como o flip mais alto, o b/s mais esticado, sem descer do skate, sempre na sequência malhando assim sua capacidade de explosão de energia. Seria ótimo ter um treino que o deixasse com uma explosão e resistência suficiente pra ficar no pique por um minuto. Assim em uma volta de campeonato de um minuto, você poderia dar o melhor de si, sem ficar desapontado do tipo ''poderia ter ido melhor''.

O negativo está ao seu favor, não diretamente, óbvio, mas se você por exemplo, remar em uma subida, vai cansar muito mais rápido, mas você vai estar usando o negativo para treinar o seu corpo, e se tornar mais resistente e forte, conseguindo cada vez remar para mais longe sem cansar tão rápido.
O negativo é não permitir sempre a conveniência, já que na evolução dentro do skate é necessário sair da zona de conforto e supera-lo.

3 comentários:

  1. bah, a hora que eu mais odeio eh quando ja li a teoria logo que saiu e penso "Porra, vou ter q esperar mais uma semana pra outra nova x.x"
    Seu blog eh mt foda cara, mas bah, creio que isso de cansar rapido nao seja taaaanto assim meu problema, eu ando por 1h seguida daí descanso, tomo alguma coisa e vo fazendo isso por umas 6h ateh tar morto aujahiuahaiuhaiuahiua

    ResponderExcluir
  2. auheiuaehiae
    e essa foto ai????
    as teorias estao cada vez melhores, e mostra sua capacidade de observaçao.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Legal a teoria!
    tô sem tempo para comentar mais xd
    *Christian.

    ResponderExcluir