27 de jun. de 2011

Teoria gostar de aprender



Claro que isso serve para tudo, aprender é sempre bom, mas, aqui o assunto é skate. Portanto, há nesta ideia uma luta contra ''parar no tempo''. Sabe aquele cara que aprendeu algumas manobras e ficou para sempre confinado a elas? Que vai fazer as sessões e são sempre as mesmas. Sim isso também é bom, mas, sempre aprender mais e mais é melhor.

Quem não viu o Luan dizendo nos vídeos da matriz ''Vou tentar aprender algo novo hoje''? Um tolo pode dizer ''mas já não tá bom tudo o que ele sabe?'', é claro que não! Se skate for uma escada, ele é uma escadaria sem fim, escada esta que Luan desbrava e nunca para de subir.
Aconselho a todos fazerem o mesmo, como por exemplo Xaparral que acorda cedo e anda, anda e anda. Se você ficar condicionado a aprender, o que vier é lucro. Você nasceu sem saber nada, entende? Logo aprendendo sempre, digamos uma manobra a cada dois dias, mesmo que simples como um 5050 saindo de 180, no final do ano você terá 180 manobras pra mais. Mas, claro que skatista que ama andar de skate não anda só um ano, aí em 5 anos terá 900 tricks. Tem noção do tamanho desse repertório? Você poderá andar 12hrs seguidas que não vai mandar todas. Isso se chama evolução, que vem com o amor por aprender. Então fica a teoria, gostar de aprender resulta em um skatista muthafuking master foda!

Não há desculpas, se não tiver indo pra frente, é melhor ter humildade interna, reconhecer e aprender as tricks!


21 de jun. de 2011

Teoria Clima



Quando tá muito frio e eu tenho que usar muita roupa, alguma coisa acontece, não tenho certeza se é a quantidade absurda de roupa ou o clima que influencia a madeira do skate.
Muita manobra não sai, não gira de jeito nenhum, e o pior, mal vejo meus pés com tanta roupa, não consigo nem arrumar direito. O realmente bom em andar no frio, é sentir aquela batidinha gostosa da madeira na canela, naquele lugar que já estava roxo... Aaah, da hora!

Andar no calor também não fica pra trás, além de você querer ficar pelado, fica aquele sol gostoso fazendo você cheirar a churrasco. Faz a camiseta feder mais do que o normal, e fazendo o chão ficar tão perfeito que você quase frita quando cai nele.

Entretanto, lugar e clima tem tudo a ver! E se você não for andar nas condições climáticas certas na hora certa e no lugar certo, você pode sair só pra passar raiva, como acontece muitas vezes. Por isso eu acho que para andar no frio, tem que ser durante a tarde ou de manhã, aproveitando aquele sol que faz você esquecer o frio e agir como um dia normal, sem agasalho, sempre foi uma saída. Aquele céu azul, aquele friozinho bom e o solzinho que parece descongelar a pele. Aí sim, fica perfeito pra andar de skate.

Durante o calor, a preferencia sempre é andar à noite, não tem sol torrando, o clima não esfria porque o concreto não perde calor rápido, e até tomar água fica melhor.
Contudo, andar de skate é sempre bom, mas, quando você passa raiva não é. Por isso se deve ter atenção com os ambientes que não servem muito para andar de skate.
Se seus horários não dão certo, se você tem que andar de skate durante a tarde no calor, então procure um lugar coberto, mesmo que pequeno e não tenha muita coisa, usa o que dá, até borda que não desliza serve. É muito melhor do que fritar depois trocar de pele. Lugar é muito importante, se você tiver tempo livre, use o lugar sempre com o melhor clima.

Repito aqui, andar de skate no frio é uma bosta! haha, me incomoda realmente isso. Já usei roupas muito largas, mas agora não mais, não sei como Wade Desarmo consegue. Por essas e outras que não gosto de andar no frio, é preciso ver o skate. Tem que puxar aquele trambolho de roupas para dar cada manobra. Também tenho a teoria (não embasada) de que o frio influencia a matéria, a madeira principalmente, algo acontece que o shape não fica com a mesma batida. Por fim, fica essa teoria/reclamação, tirem suas próprias conclusões, apontar para o lado de que o clima influencia o skate, é só um passo do que realmente está por trás disso, por isso, o resto da caminhada fica pela conta de superação.

Skatista se vira mesmo, se só tem sombra na guia, já era.

12 de jun. de 2011

Teoria tiro ao alvo



Não entendo como alguém pode andar de skate por anos e não ter domínio de flip, acredito que esse alguém deve ter noção que negligencia as básicas, isso faz falta depois.

Andar de skate não é difícil, o começo é sim turbulento, mas, com o passar do tempo, começa a fluir mais e mais, e fica bem mais rápida e divertida a evolução. Isso se aprende na prática, mas da pra ter uma ideia desde já, que não vai ser tão impossível cada manobra marreta como o primeiro flip.

Como você acha que Nyjah é tão cabreiro desde criança? Consegue entender como Chris Haslam inventa tantas manobras inovadoras e ''impossíveis''? A explicação não está no físico deles, no skate ou na região a onde vivem, mas sim no cérebro. Eles talvez de maneira precoce tenham aprendido a dominar-se e o skate. Assim o skate só vai se tornando mais e mais fluente.

Agora essa técnica, essa ideia que acredito ser muito eficiente, se você for uma pessoa de palavra, funciona, realmente, funciona!

Exemplo: Se alguém dá um nó em um cadarço, você tenta e não consegue tira-lo, aí desiste, mas se alguém fala ''duvido que você consiga'', aí você não para até finalmente conseguir.
Nesse pequeno exemplo que se faz presente na vida desde sempre, está um tipo de manuseio psicológico que faz da pessoa alguém mais persistente e isso é perfeito para o skate! Aí entra a ''técnica'': Para alcançar novamente essa persistência mental, faça uma promessa para você mesmo, mas essa promessa deve ter algumas regras:
Escolha uma manobra que você tem muita dificuldade, vamos usar: b/s tailslide;
Escolha uma punição que você não queira fazer: Lavar todo dia a louça por um mês;
Escolha uma ou duas pessoas que vão ser testemunhas da sua palavra: Mãe e amigo do rolé;
Por fim, lá vai: Se eu não acertar bs tailslide hoje eu vou lavar a louça todo dia durante um mês!

Aí meu amigo, sua mente vai persistir tanto para você conseguir que você persiste muito mais, você pode com isso esquecer o cansaço e o medo.
Se você acertar, bora pra outra! Se não acertar, sua mãe agradece.

Complicado é não acertar e também não lavar a louça, daí a gente se auto burla...

4 de jun. de 2011

Teoria para diversão no treino



Sabe quando você está treinando ou aprendendo uma manobra e começa a ficar chato? Vou usar como exemplo o Crooked. Você manda um crooked, manda dois, manda três, aí já perdeu toda a graça. Você deixa de treinar ele e quando vai em alguma borda diferente, só erra, se culpa por isso e acha tudo uma bosta. Quando você volta a treinar o maldito crooked, você acerta um de dois ou acaba se machucando e acaba ficando chato de novo.
Essa teoria é um modo que eu encontrei para dar graça para alguns treinos, na verdade, foi inconscientemente e me dei conta só recentemente.
Continua sendo uma teoria porque está dentro da ideia, não é nada provado, é somente uma ideia que diz quase que convictamente que assim você pode dar graça para treinos chatos.

Quando você então manda um crooked, manda dois, manda três e já começa a perder a graça, porque é sempre a mesma coisa, aquele olliezin xulo, aquele encaixar e deslizar, e aquela arrancadinha. Para lutar contra o tédio, e também efetivar o ''skate brincadeira'', trate de mandar crookeds lentos, rápidos, arrancando no meio, pegando só no final, skate não tem regras. Tente dar cada crooked, um diferente do outro, um dando ollie antes do caixote começar, outro arrancando o crooked no meio, outro super lento. Além de estar treinando, você vai pegar tantos jeitos de dar o crooked, que a manobra vai ficar bem no pé.

Se você encontrar uma borda que tem que arrancar no meio, você já vai saber, não vai se obrigar a aprender pra acertar lá. Se você encontrar uma borda que não dá para pegar velocidade para chegar nela, você já vai saber dar o crooked lento, afinal, treinou. Eu só vejo vantagens nessa teoria, sempre me serviu pra aliviar a repetição e continuar evoluindo na mesma com graça.

As vezes a gente se culpa porque não sabe que a raiz do problema tava lá pra trás


Novamente complementando à teoria anterior

No skate, não é como malhar, por exemplo, você não precisa estar efetivando seu corpo para sempre executar o mesmo processo. No skate como todos sabem, está mais na mente, mas o que é preciso exatamente? Não acho impossível alguém que só saiba flip, simplesmente acertar b/s flip, 3flip, basta compreender o movimento e simplesmente fazê-lo. A onde está o segredo? É simples assim. O problema é o lixo mental, se você não se livra do que não precisa em sua mente, não tem espaço para o que precisa, simplesmente.

Se você conhece seus limites. Se você vê a onde erra. Por que você se impede de jogar as manobras? Por que você se impede de acertar uma manobra que ainda não deu? Por que você não dá uma manobra que sabe em um pico diferente? É bastante retórico, então responda para você mesmo.


Se você não se livra do que não precisa em sua mente, não tem espaço para o que precisa.