12 de jun. de 2011

Teoria tiro ao alvo



Não entendo como alguém pode andar de skate por anos e não ter domínio de flip, acredito que esse alguém deve ter noção que negligencia as básicas, isso faz falta depois.

Andar de skate não é difícil, o começo é sim turbulento, mas, com o passar do tempo, começa a fluir mais e mais, e fica bem mais rápida e divertida a evolução. Isso se aprende na prática, mas da pra ter uma ideia desde já, que não vai ser tão impossível cada manobra marreta como o primeiro flip.

Como você acha que Nyjah é tão cabreiro desde criança? Consegue entender como Chris Haslam inventa tantas manobras inovadoras e ''impossíveis''? A explicação não está no físico deles, no skate ou na região a onde vivem, mas sim no cérebro. Eles talvez de maneira precoce tenham aprendido a dominar-se e o skate. Assim o skate só vai se tornando mais e mais fluente.

Agora essa técnica, essa ideia que acredito ser muito eficiente, se você for uma pessoa de palavra, funciona, realmente, funciona!

Exemplo: Se alguém dá um nó em um cadarço, você tenta e não consegue tira-lo, aí desiste, mas se alguém fala ''duvido que você consiga'', aí você não para até finalmente conseguir.
Nesse pequeno exemplo que se faz presente na vida desde sempre, está um tipo de manuseio psicológico que faz da pessoa alguém mais persistente e isso é perfeito para o skate! Aí entra a ''técnica'': Para alcançar novamente essa persistência mental, faça uma promessa para você mesmo, mas essa promessa deve ter algumas regras:
Escolha uma manobra que você tem muita dificuldade, vamos usar: b/s tailslide;
Escolha uma punição que você não queira fazer: Lavar todo dia a louça por um mês;
Escolha uma ou duas pessoas que vão ser testemunhas da sua palavra: Mãe e amigo do rolé;
Por fim, lá vai: Se eu não acertar bs tailslide hoje eu vou lavar a louça todo dia durante um mês!

Aí meu amigo, sua mente vai persistir tanto para você conseguir que você persiste muito mais, você pode com isso esquecer o cansaço e o medo.
Se você acertar, bora pra outra! Se não acertar, sua mãe agradece.

Complicado é não acertar e também não lavar a louça, daí a gente se auto burla...

12 comentários:

  1. éee irmão , skate e medo não podem andar juntos.
    Medo é o principal bloqueio mental pra quem anda de skate, sem dúvidas!
    Para andar de skate temos de lidar com a GRANDIOSA tarefa de deixar o medo trancado na mente...Sem esse medo é que o corpo é liberado para fluir junto com o skate e é que as manobras que você achava que nunca ia conseguir bater vai sair linda!
    O blog ta massa brow! Continua assim...
    aabraço...Paulo SAN! SKATE POR AMOR E PRA SEMPRE!

    ResponderExcluir
  2. É como eu digo para alguns amigos meus, skate não é esporte para quem tem medo.
    Gostei da ideia da promessa, tentarei aqui, assim que meu tornozelo melhorar.
    Abraço.
    *Christian.

    ResponderExcluir
  3. Muito foda a teoria, podcre cara. Vo tenta tbm bota em pratica.

    *vinny

    ResponderExcluir
  4. massaaaaa vontade de fazer isso puta que pariu to precisando mesmo --' nao conssigui desce a 45 comm medo mais desço a super baixada da av. jules rimet em alta velocidade sem balanssar isso quii me quebra afs gogo voo lava a loça tentando fazer flip :D

    ResponderExcluir
  5. Bacana D+ essa teoria, vou aplicá-la no próximo role. A respeito dos vídeos, é uma ótima ideia. Tipo, baixei um vídeo há um tempo atrás que é perfeito cara, feito por skatistas e vídeo markers que realmente sabem como fazer vídeos de skate. Caso vc queira, eu te passo o link pra vc baixar e pega umas ideias. Qualquer coisa meu e-mail xrafaelsk8@hotmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eroos preciso de uma puta dica sua!! To tentando manda um flip ja faz um tempo! o giro sai certo mais eu caio fora (as vezes caio primeiro que o skate!) uns amigos meus falam q o jeito é pegar um dia inteiro pra ficar mandando flip até acertar! vc tem alguma dica, pq tipo eu chuto e o skate gira e cai (um pouco na frente + axo q é normal)e eu caio primeiro doque o skate,sera q é medo ou o erro ta no chute/base?

    P.s o blog ta mto loko man parabéns!

    ResponderExcluir
  7. cara você tem que acompanhar o skate no flip. Não adianta só chutar, você tem que bater o ollie, chutar o skate e quando ele tiver girando você tem que acompanhar ele com o corpo olhando pro skate. Joga o corpo pra onde ele for e caia com os pés em cima dele!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essa teoria, tenho varias manobras que nao sairao ainda :x
    chuto certinho mais na hora de voltar e o problema,
    apartir de agora aplica essa teoria e ver como vai ser.
    vllw velho

    ResponderExcluir
  9. É legal sempre tentar colocar ás teorias em pratica.

    Sobre aquele négocio, "duvido que você consegue", me lembra muito o Homer Simpson, que quando ouve isso, realmente fica todo motivado e concentrado!

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei a usar essa sua teoria .. comece a andar faz pouco tempo e eu acho mais facil mandar Heelflip do que flip, o meu heelflip gira direito, mas nao caio certinho em cima .. ai cada vez q eu erro, eu tenho q dar um mergulho na piscina gelada aki de casa ou no calor dar uma volta na rua aqui só de cueca .. mas vou te falar, já consegui encaixar o heelflip uma vez e concerteza foi por essa sua teoria .

    ResponderExcluir
  11. Kra muito maneiro essa teoria,vou começar a usar,toda vez que eu errar o Flip e o varial flip,e vou fazer isso com o HellFlip

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana mesmo, ajuda muito, demais mesmo essas terias, vou Aplicá-las apartir de agora, em todos rolés meus, sou iniciante ainda, não tenho muito tempo pra andar, tenho 16 anos, trabalho, estudo, faço cursos, é foda, mas SKATE faz parte de mim. Então tenho que superar as dificuldades que tenho. SKATE É FODA DEMAIS... SKATE PRA SEMPRE, SKATE COM CRISTO, THIAGO SANTOS E DUDUSKATEBOARD BH....... N.L.

    ResponderExcluir