27 de out. de 2010
Teoria da Mini-Ramp
Mini-Ramp é uma modalidade do skate que traz base para diversas outras, desenvolve familiaridade na borda, equilíbrio nas outras bases, facilidade com transições e da um ''gás'' para dar manobras seguidas.
Esta teoria é para incentivar o uso das mini-ramps e dar umas ideias para andar nelas.
Quando comecei a andar em mini-ramp, acabava caindo muito quando tinha que voltar de fakie, foi quando tava formando a teoria do equilíbrio. Você deve dominar um pouco o equilíbrio de fakie para andar na mini, de quebra o switch. Se você tem o privilégio de andar em uma mini de madeira, então aproveite isso ao máximo, vá sem medo, arrisque, porque é fácil aprender manobras em mini, já que ela não te quebra e o medo quase não tem vez quando é esquecido.
Deve aprender as primeiras manobras que são o Rock n' Roll, 50-50 e tail-stop.
Rock n' Roll é simplesmente ter o equilíbrio pra voltar, já que encaixar até sozinho o skate consegue, não é mesmo? Portanto, ter o fakie confiante, equilíbrio, faz você entender por completo, não só essa, mas todas as posteriores.
50-50 é realmente muito fácil, quando você entende o processo. O jeito mais fácil é erguer o nose bem pouco, vai sentir encaixar o grind, baixa a frente e é simples assim. O aperfeiçoamento dessa em especial, partindo disso, tá na prática. O truck de trás travar, só acontece com movimento involuntário ou cooping imperfeito.
Tail-Stop a gente meio que aprende nas primeiras, é quando você volta de fakie e encaixa o tail como se você fosse dropar novamente. Basta empurra-lo contra a borda com o pé de trás, ele encaixa sozinho, depois de alguns acertos, você acerta mesmo sem olhar para a borda.
Essas três manobras você pode facilmente aprender em um dia, eu já vi caso de pessoas aprenderem várias e várias no mesmo dia.
As manobras de Mini-Ramp são ramificações (do street também), você pode aprender 50-50, depois grind, depois flip 50-50 e em seguida flip grind. É bem em ordem sequencial, o importante é não desistir no começo, palavra de quem teve muita dificuldade no começo, mas, agora é a onde eu tenho mais facilidade de andar.
Por último fica aí rapidamente explicado como dropar. Para quem não sabe, não tente aprender com a técnica ''mata barata'' ou coisa parecida. Repare que quando você encaixa o tail e está prestes a dropar, seu peso está todo no pé de trás, o que você tem a fazer é transmiti-lo todo para o pé da frente, não tem segredo, o resto é coragem.
Diversão é fundamental, porque dar um blunt na mini de 1m e em um quarter de 2m são a mesma coisa, mas, é mais por entender que é muito legal e não perigoso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa teoria essa!
ResponderExcluirParabéns, nao pare !
Abraço
Li todas as suas teorias e achei extremamente interessante e útil. Principalmente sua teoria sobre andar de switch stance.
ResponderExcluirObrigado, continue assim, está fazendo um ótimo trabalho!
Abraço! o/
Legal a teoria, pena que aki na minha city não tem nem um tipo de pista, mas so de ve em videos e campeonatos a mini ja é uma das minhas preferidas.
ResponderExcluirNão seja por isso Rafael. Tem vários tutoriais de como se fazer mini-ramp na net. Junta uma grana com os seus amigos e faça uma mesmo que humilde. Wagner Ramos e Gugu Ramos tinham uma em casa quando mais jovens, evoluiram muito e são tensos hoje, são um bom exemplo.
ResponderExcluirmuito bom seu blog cara
ResponderExcluirta de parabéns, li todos os artigos
são realmente úteis e bem explicados
continue assim :)
Valeu man! é nois
ExcluirVocê escreve muito bem, me ajudou muitos essas teorias :)
ResponderExcluirValeu, e agora que to sem formpring, vou me atentar mais aos comentários e responder
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito Bom cara...ando de skate a sete anos..
ResponderExcluirnunca andei em mini ramp huahauha..depois da teoria vou me arriscar..
técnica mata barata que vc quiz dizer é quando a pessoa coloca um pé só no skate e depois pisa forte com o outro pra descer a mini ramp?
Esse mesmo ;D
ResponderExcluirvlw mesmo! suas teorias são ótimas, estão até me dando mais coragem
ResponderExcluircara muito bom seu texto, na minha city tem um mini ramp de concreto e muito osso andar nele, pois qualquer tombo e ralado na certa. mas aprendi essas que você mencionou.... ja tentei o blunt mais ela é dureza mais vou conseguir ! BANG#
ResponderExcluirvaleu brother! eu consigo dar o rock n roll, mas voltar de fakie que ta difícil, eu tenho que tirar o skate, mas ai como distribuir meu peso? e tem alguma dica pra ganhar velo? abras
ResponderExcluirAndar de fakie é preciso saber andar de switch, umas remadas, melhoram muito o equilíbrio. Velocidade vc pega flexionando o joelho na transição
ExcluirCara tenho 29 anos e estou a 13 sem andar,voltando agora vi q só acerto ollie na base,tem alguma dica?
ResponderExcluirSem pressa, os últimos textos sem o título ''teoria'' dão umas bases pra evouir, abrazz
Excluir