27 de out. de 2010

Teoria da Mini-Ramp



Mini-Ramp é uma modalidade do skate que traz base para diversas outras, desenvolve familiaridade na borda, equilíbrio nas outras bases, facilidade com transições e da um ''gás'' para dar manobras seguidas.

Esta teoria é para incentivar o uso das mini-ramps e dar umas ideias para andar nelas.
Quando comecei a andar em mini-ramp, acabava caindo muito quando tinha que voltar de fakie, foi quando tava formando a teoria do equilíbrio. Você deve dominar um pouco o equilíbrio de fakie para andar na mini, de quebra o switch. Se você tem o privilégio de andar em uma mini de madeira, então aproveite isso ao máximo, vá sem medo, arrisque, porque é fácil aprender manobras em mini, já que ela não te quebra e o medo quase não tem vez quando é esquecido.

Deve aprender as primeiras manobras que são o Rock n' Roll, 50-50 e tail-stop.
Rock n' Roll é simplesmente ter o equilíbrio pra voltar, já que encaixar até sozinho o skate consegue, não é mesmo? Portanto, ter o fakie confiante, equilíbrio, faz você entender por completo, não só essa, mas todas as posteriores.
50-50 é realmente muito fácil, quando você entende o processo. O jeito mais fácil é erguer o nose bem pouco, vai sentir encaixar o grind, baixa a frente e é simples assim. O aperfeiçoamento dessa em especial, partindo disso, tá na prática. O truck de trás travar, só acontece com movimento involuntário ou cooping imperfeito.

Tail-Stop a gente meio que aprende nas primeiras, é quando você volta de fakie e encaixa o tail como se você fosse dropar novamente. Basta empurra-lo contra a borda com o pé de trás, ele encaixa sozinho, depois de alguns acertos, você acerta mesmo sem olhar para a borda.

Essas três manobras você pode facilmente aprender em um dia, eu já vi caso de pessoas aprenderem várias e várias no mesmo dia.

As manobras de Mini-Ramp são ramificações (do street também), você pode aprender 50-50, depois grind, depois flip 50-50 e em seguida flip grind. É bem em ordem sequencial, o importante é não desistir no começo, palavra de quem teve muita dificuldade no começo, mas, agora é a onde eu tenho mais facilidade de andar.

Por último fica aí rapidamente explicado como dropar. Para quem não sabe, não tente aprender com a técnica ''mata barata'' ou coisa parecida. Repare que quando você encaixa o tail e está prestes a dropar, seu peso está todo no pé de trás, o que você tem a fazer é transmiti-lo todo para o pé da frente, não tem segredo, o resto é coragem.

Diversão é fundamental, porque dar um blunt na mini de 1m e em um quarter de 2m são a mesma coisa, mas, é mais por entender que é muito legal e não perigoso.

17 comentários:

  1. Boa teoria essa!
    Parabéns, nao pare !
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Li todas as suas teorias e achei extremamente interessante e útil. Principalmente sua teoria sobre andar de switch stance.
    Obrigado, continue assim, está fazendo um ótimo trabalho!
    Abraço! o/

    ResponderExcluir
  3. Legal a teoria, pena que aki na minha city não tem nem um tipo de pista, mas so de ve em videos e campeonatos a mini ja é uma das minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  4. Não seja por isso Rafael. Tem vários tutoriais de como se fazer mini-ramp na net. Junta uma grana com os seus amigos e faça uma mesmo que humilde. Wagner Ramos e Gugu Ramos tinham uma em casa quando mais jovens, evoluiram muito e são tensos hoje, são um bom exemplo.

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu blog cara
    ta de parabéns, li todos os artigos
    são realmente úteis e bem explicados
    continue assim :)

    ResponderExcluir
  6. Você escreve muito bem, me ajudou muitos essas teorias :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, e agora que to sem formpring, vou me atentar mais aos comentários e responder

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muito Bom cara...ando de skate a sete anos..
    nunca andei em mini ramp huahauha..depois da teoria vou me arriscar..
    técnica mata barata que vc quiz dizer é quando a pessoa coloca um pé só no skate e depois pisa forte com o outro pra descer a mini ramp?

    ResponderExcluir
  9. vlw mesmo! suas teorias são ótimas, estão até me dando mais coragem

    ResponderExcluir
  10. cara muito bom seu texto, na minha city tem um mini ramp de concreto e muito osso andar nele, pois qualquer tombo e ralado na certa. mas aprendi essas que você mencionou.... ja tentei o blunt mais ela é dureza mais vou conseguir ! BANG#

    ResponderExcluir
  11. valeu brother! eu consigo dar o rock n roll, mas voltar de fakie que ta difícil, eu tenho que tirar o skate, mas ai como distribuir meu peso? e tem alguma dica pra ganhar velo? abras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andar de fakie é preciso saber andar de switch, umas remadas, melhoram muito o equilíbrio. Velocidade vc pega flexionando o joelho na transição

      Excluir
  12. Cara tenho 29 anos e estou a 13 sem andar,voltando agora vi q só acerto ollie na base,tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem pressa, os últimos textos sem o título ''teoria'' dão umas bases pra evouir, abrazz

      Excluir