16 de ago. de 2010
Teoria do equilíbrio
Diversas pessoas sofrem à falta de equilíbrio em cima do skate: Arruma o pé para mandar certa manobra e começa a tremer, desce uma ladeira e não controla o skate, sobe em cima do skate ou acerta uma manobra e escorrega nele, indo o skate para um lado e você para o outro.
Isto se tem devido ao equilíbrio, a teoria se fortifica da seguinte forma: Com exceção dos ambidestros, todo ser humano tem uma perna ‘’preferida’’, e um braço ‘’preferido’’, sendo os canhotos e os destros. Uma mesma pessoa pode ser destra com as mãos, mas, canhota com as pernas, e vice versa.
O problema do skate, é que não é como escrever, que você pra sempre só uma mão, mas, é necessário um meio termo entre as duas pernas, as duas devem ter equilíbrio. O que acontece é que muitas pessoas tem muito equilíbrio em uma só perna, fatalmente jogam todo o peso do corpo na mesma quando vão andar de skate, resultando em dificuldade, tombos, ficando muito mais difícil praticar o skate.
Exemplo: O João anda com a perna esquerda na frente, mas, ele é destro de perna, logo o equilíbrio dele fica na perna direita, ou seja, na parte de trás do skate. Isso vai fazer com que ele caia muito pra trás ou reme com a perna da frente, também pode tremer em cima do skate durante uma tentativa de trick ou ladeira. Porque ele é obrigado a jogar o peso para a perna esquerda que não tem tanto equilíbrio.
Aí está claro o problema, a confiança em apenas uma perna, anulando quase que totalmente a outra, tendo uma consequência tão grande que pode afetar a sua confiança durante execuções de manobras. Gerar tombos repetitivos e não preciso nem falar da ausência de uma evolução contínua.
Para melhorar esse equilíbrio, pode ser um trabalho meio enjoativo, uma pequena mudança que pode te trazer muitas vantagens.
Quem rema com a perna da frente, treme para mandar as manobras, passe a remar com a perna de trás, isso vai melhorar a velocidade com que você se arruma para mandar as manobras, o equilíbrio, a perfeição na execução.
Para todos que sofrem de falta de equilíbrio em situações normais, a melhor dica que existe, é remar de switch stance, seja para ir para a pista, para o pico, para a casa do vizinho, remar de switch stance traz um equilíbrio entre as duas pernas, uma segurança maior, facilidade em aprender manobras de switch, faz uma mudança imensa no seu rolé.
O objetivo é ter equilíbrio igual nas duas, senão uma debilita a outra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
da hora suas teorisas ae velhoo... gostei msmo
ResponderExcluiroq é switch stance ??
ResponderExcluirRodolfo.
ResponderExcluirBase: É o jeito que você anda normalmente, que você tem mais equilibrio e facilidade pra andar, por exemplo, se você usa o pé ESQUERDO na frente, sua base terá o nome de REGULAR, e se usa o DIREITO, terá o nome de GOOFY.
SwitchStance ou s/s: Se você anda na base REGULAR, quando você tentar andar de GOOFY estará de s/s.
Para melhorar o exemplo, se você escreve com a mão direita, quando você pegar a caneta com a mão esquerda e tentar escrever, estará de s/s.
:D
cara, quando vc fala isso aqui: Para quem rema com a perna da frente, treme para mandar as manobras, passe a remar com a perna de trás, isso vai melhorar a velocidade com que você se arruma para mandar as manobras, o equilíbrio, a perfeição na execução etc. vc se refere ao mongo?
ResponderExcluirTambém queria saber
ExcluirSim, ao ''mongo'' ou o ''irregular''
ExcluirSe bem me recordo, sim.
ResponderExcluirComo quando a gente rema de s/s, usa a perna da frente pra remar e a de trás que fica em cima do skate.
Eu tentei me referir ao jeito OPOSTO ao que o PJ ta remando na foto.
Switch :D
ResponderExcluirPARABENS ME AJUDOU MUITO!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirahh mano, esse negócio de sk8 num é comigo não. :(:(:( :'(
ResponderExcluirPARABÈNS CARAAh Me Ajudou
ResponderExcluirEssa dica de embalar me facilitou um bucado
agora ando de switch como se eu estivesse na minha base, ando de goofy ou de regular igual.
vlw
Olá Ero! Sou de Angola acabei de ler as tuas dicas e gostei vou praticar já. É minha primeira vez estar por cima de um skate, sempre sonhei em ter um, mas aqui em ANGOLA é muito dificil encontrar, mas já encontrei e estou a práticar. obrigadão maninho.
ResponderExcluirsempre andei com o pe que rema na frente, e nunca tive muito equilibrio e segurança em mandar as manobras , porque sentia que naotinha confiança no pe da frente para chutar com força as manobras , mas agora estou aprendendo a remar com pe de tras e estou melhorando cada vez mais pois estou criando força no pe da frente.
ResponderExcluirCara, eu chuto com a perna direita em jogo de futebol e tal, mas minha posição é goofy, quando eu to muito rapido no skate, ele começa a balançar dum lado para o outro e eu tenho que pular e dar uns passos de louva deus pra nao cair, q q eu faço?
ResponderExcluirMto bom msm
ResponderExcluirGostei mto do artigo mais quando eu vo descer uma ladeira morro de medo sou iniciante o que posso fazer para nao ter medo, manter o equilibrio, e nao tremer quando for descer uma ladeira ?
ResponderExcluirposte um video de como bater um flip passo a passo no youtubbe
ResponderExcluirGostei. Agora vou entender um pouco do que meu namorado vive fazendo rs
ResponderExcluirvlw pelas dicas agr só vou de s/s
ResponderExcluirOlá a todos
ResponderExcluirEu sou iniciante e estou com um problemão, quando eu vou pegar impulso(remar) o meu pé direito fica na parte da frete(nose), mas quando eu vou fazer as manobras o meu pé direito tem que ficar atrás(tail). Será que alguém poderia me dar alguma dica? Será que eu vou precisar de 2 pés direito. Um abraço.
ta rolando uma troca nas bases, justamente por você preferir/confir mais no direto. Quando é assim, não tem jeito, tem que definir a sua base, e treinar nela mesmo que fique mais difícil por sair da zona de conforto
ExcluirMano, voltei a andar recentemente e antes eu não tinha resolvido isso. Ainda estou com dificuldades, mas vi que começar tentando descer calçada com o pé direito atrás está me ajudando, e tbm remar com ele, tentar deixar ele atrás o máximo que puder (mesmo que trema na descida), é uma questão de treino mesmo.. vamos ver daqui uns meses se eu já desço uma miniramp ou uma ladeira normal.
Excluiroque é S/S ?
ResponderExcluirswitch stance, trocar de base, como quem escreve com a mão direita, ir escrever com a esquerda
ExcluirEu sou destro e ando com o pé direito atrás. Mas como joguei futebol por anos acho que tenho até mais equilíbrio na perna esquerda (pé de apoio do chute). Tô começando a andar de skate agora, aos 43 anos. então, acho que independentemente de direito ou esquerdo, cada um ter que andar como se sentir melhor. Porém, concordo com vc: o ideal é treinar aquele jeito que vc não se sente confortável pra diminuir o desconforto (e tombos, etc). Camilo
ResponderExcluirIsso é bem normal, um bom exemplo é o Paul Rodriguez que é canhoto e anda com o direito na frente, aliás anda bem nas duas, mas é goofy. Ser destro e regular é tão comum que a maioria das pessoas é destra, já no skate a maioria é regular (pé esquerdo na frente). É justamente isso, andar com a base que você escolheu, isso é uma parada natural, como quando se é criança e decide brincar com os brinquedos com a mão esquerda. Mas essa teoria trata de trabalhar as duas pernas, então mesmo que vc não vá andar de switch, é bom ganhar esse equilíbrio, porque aí você fica mais confiante e muitas mais manobras surgem.
ExcluirTipo assim remo com a perna esquerda - porem mando manobras com o pé esquerdo na frente e queria saber se é bom eu tentar me mudar pra o switch ?
ResponderExcluirDemorei pra responder, desculpa man, demorou muito pra alguém comentar, aí parei de olhar os comentários, haha.
ExcluirRema com a de trás, só vai, vai ganhar equilíbrio nas duas. Não é um problemão, e vc já deve ter solucionado.
Abraaz!
Cara remo com a perna esquerda e o pé direito atrás, seu texto me descreveu inteiro, mas ficou uma dúvida, para eu remar com a perna de trás, eu mudo a base, ou continua na minha base, a minha base hoje é regular.
ResponderExcluirContinua como regular, só rema com a de trás, assim ganha equilíbrio na perna da frente.
ExcluirIsso acontece porque o pé direito que fica em cima do skate tem mais equilíbrio, e vc tem mais confiança nele.
Vai ter muito equilíbrio man, já que a de trás já possui.
Abraaz
Fala cara, tudo bem? Curti muito esse texto, mas ainda tenho uma dúvida muito grande que sempre fica na minha cabeça. Bom, desde pequeno, aprendi a andar de skate na base goofy, portanto tenho bastante equilíbrio nessa posição. Contudo, aprendi todas as minhas manobras na base regular e não me sinto muito confortável para andar nessa stance. Para "resolver" essa questão, tenho treinado bastante as manobras na base goofy, tentando chegar no "nível" de tricks da base regular, só que agora eu já não sei dizer qual seria minha base propriamente dita. Você tem alguma opinião sobre isso? Abração!
ResponderExcluirCoinscidência em man, acabei de formatar o texto.
ExcluirSe eu entendi direito você da tricks de regular, e naturalmente anda de goofy, certo?
Já vi isso acontecer com gente que desenvolveu muito isso, sempre andando de goofy e jogando de regular, sem preocupações. Também assumindo que regular era sua base e que remava de switch.
Isso é bem pessoal, mas, muito interessante, se não tiver problemas pra vc, se esforça no goofy, aprende as manobras nessa. É difícil, da impressão que vc não sabe andar de skate, mas, na verdade é uma boa sacada, já que você conhece o processo das manobras, aprende muito mais rápido e duplica seu arsenal.
abraaz
Maneiro. Sem contar que a sensação de andar de swicth é Boa. É como quando a gente era criança e estava aprendendo a andar kkk... abco !!!
ResponderExcluirSou destro, mas me sinto melhor remando com a perna esqueda (de trás) e deixo a perna direita na frente, pois é a que eu tenho mais equilíbrio. Estou errado?
ResponderExcluirSempre andei de skate na base regular, é a minha base de controle, manual e tudo. Porém só consigo fazer as trick em goofy, se pegava um corrimão tinha que sair de 180, com o tempo fui pegando firmeza na base goofy, decia 45, pegava corrimão, porém nunca tive firmeza na goofy. Isso era muito frustrante pra mim, me destacava em manobras que usava o 180 pois cai na minha base que tinha firmeza de andar, e manobras com fakie
ResponderExcluir