23 de nov. de 2015

Toques de pista



As vezes, você recebe pequenos toques, pequenos conselhos, que fazem pequenas diferenças... Lembro dos meus primeiros dias de skate, treinando Flip incessantemente, errando todos, uma tentativa caía com o pé da frente fora, a outra caía com pé de trás fora. Chegou do meu lado um skater Amador regional, Ben Hur, e disse ``é só encolher``. Onde estava o problema, pude notar, e nas tentativas seguintes de refinamento chegar mais perto do acerto. Depois de tentar Flip na grama, na grade, parado até aprender. O princípio gravado na memória do movimento, ``encolher``, estava aprendido e presente em todas as outras próximas tricks.

Esses pequenos toques funcionam como uma corrente, ocorrem em pistas, são de skatistas com skaters, infinitos e repassados. Por isso todas as vezes que alguém mais jovem pergunta ``Como dá um Flip?``, eu paro e dou a melhor explicação. A pessoa pode não absorver tudo, mas algum toque pode ser essencial, pode ajudar na conquista da trick e ficar para sempre na memória.

O Skate agradece pequenos toques, desde aquele que dá um shape usado, ou aparece com um rolamento a outro que ficou sem.
Muitas vezes o skatista mais experiente não teve ajuda, insistiu tanto que aprendeu, hoje vê de vários ângulos os erros e acertos. Essa experiência não tem um preço, entretanto quando é repassada de algum modo, representa um toque a outro esforçado que também vai conquistar habilidades sem preço.

Ajuda é, às vezes, o reabastecer de combustível a continuar.