19 de set. de 2010

Teoria da divisão de peso



Uma noção importante na postura pré trick está na divisão do peso. No switch da pra perceber que o equilíbrio fica bagunçado devido a essa divisão, então, isso serve pra todas as bases.

O peso na hora da manobra deve ficar na perna que vai chutar o skate, mas, não todo ele, basta entender que se você manter 50/50 não vai ter a melhor resposta no pop, e se ficar 60/40 (perna de trás e da frente respectivamente) o skate vai encostar o tail no chão.

Não precisa ficar se entortando, para deixar o peso no pé da frente, basta ficar naturalmente em cima na hora da trick, é natural, e quando não, a gente erra só pela memória de movimento não lembrar, muito menos a atenção, e para você ter certeza que está assim, tem que ser capaz de tirar o pé do tail e ficar equilibrado somente no outro.

Só pra não ter dúvida:
s/s = Switch Stance (base trocada)
Fakie = Andar para trás
Nollie = Ollie com a frente do skate
f/s = Frontside
b/s = Backside

6 de set. de 2010

Teorias para certas manobras

Ollie: É complicado explicar uma manobra tão simples! Aí vai a sequência de movimentos:
Posicionar os pés, o de trás vai na ponta do tail e o da frente fica atrás dos dois parafusos, e se você preferir mais para trás ainda, mas, não leve-o mais para frente.
O peso fica na frente e não atrás, você transfere seu peso para o pé de trás por um instante, em um pulo, não apenas uma batida que seria só o resultado sonoro. Esse movimento saltado já projeta para cima centímetros e o skate ficará em um ângulo de 45º, este é o momento do chute, e quando digo chute não é um golpe, é uma espécie de ritmo, é dobrar o pé da frente e arrasta-lo para cima até o nose, assim você conserta o skate deixando ele no ângulo certo, logo, você espera calmamente voltar até o chão, segura o impacto e já era, o equilíbrio sempre um pouco mais à frente.

Shove-it: O pé da frente não tem muita presença no começo desta manobra. Você deve dar um salto puxando o de trás e aliviar o da frente, ele simplesmente não influencia. Isso permite que o skate gire, enquanto você está no ar, o pé da frente quem busca o varial, é realmente muito simples.
Lembre-se, se o skate não ta girando pro lado que você quer, então ao invés de puxar você tá empurrando, mas, o segredo do giro é o pé de trás, para onde ele vai é que vai determinar para onde o skate vai.

Nollie: Posiciona o pé da frente no nose, calcanhar pra baixo, porque como o aperfeiçoado gera um efeito elástico, extrair o máximo disso, ou seja, um nollie mais alto, é essencial.
É bem parecido com o fakie, o pé de trás no meio do skate, e a repetição até achar o ritmo, afinal, não é o ollie habitual.

360flip:

1 de set. de 2010

Teoria da concentração e respiração



Esta teoria eu criei é resultado de campeonatos, experiências, eu ficava muito nervoso, meu coração passava a ser notável, errava manobras tranquilas e simples.
Aí então pesquisei como se concentrar e acalmar o corpo para conseguir agir tranquilamente.

Por Wagner da Rocha
’’A respiração proporciona o dinamismo, a vitalidade e a alegria que necessitamos para obter o sucesso profissional.
A grande maioria da população urbana não realiza esta função adequadamente por possuir sérios problemas respiratórios. A falta de informação sobre a maneira saudável de respirar gera uma ineficiência físico-emocional que atinge vários setores da vida humana.’’

Respirar fundo funciona, relaxa todo o seu corpo. Lá no aquecimento ou caso esteja sendo visto por pessoas que devem esperar a sua queda, respire fundo, desacelere o coração, encare as pessoas, veja que não há nada demais.
Conseguir dominar o seu corpo é um enorme pilar pra mente durante o aquecimento, afinal, não se deve ignorar isso como um exercício.
Respirar fundo para controlar o seu corpo e concentrar-se somente nos movimentos a serem feitos. O que traz a dúvida de como se concentrar, assim como em uma leitura, deve-se por somente em foco as manobras que devem ser feitas e a dimensão do obstáculo, após ter derrubado barreiras como descontrole emocional. Por concentração, entende-se também objetivo. Auto vigilância, deve compreender suas pernas, seu peito, se treme, se o coração bate forte, e em seguida após dominar-se, acredito que terá uma boa melhora na sua volta.